Cidades São Sebastião

Cetesb retoma avaliação da balneabilidade das praias do Litoral Norte

Tamoios News

A Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) reiniciou a avaliação da balneabilidade das praias do Litoral Norte. O monitoramento das praias foi suspenso em 15 de março devido a pandemia do novo coronavírus.

São monitoradas 90 praias na região, a coleta é feita semanalmente 193 pontos e incluí ainda as praias da Ilha Anchieta, em Ubatuba e a Lagoa Azul, em Caraguatatuba.

Na última avaliação, 15 de março, 19 locais estavam poluídos. Em São Sebastião, foram classificadas como poluídas, na ocasião, as praias de Maresias, Engenho, Preta do Norte, Grande, Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão, São Francisco, Cigarras e Prainha.

Em Ilhabela, estavam impróprias as praias Arrastão, Barreiros do Sul, Itaquanduba e Itaguaçu. Em Caraguatatuba, a Lagoa Azul e o Porto Novo. Em Ubatuba, as praias do Itaguá, Perequê-Mirim e Maranduba.

Monitoramento

As amostras da água do mar voltaram a ser coletadas pela Cetesb no dia 27 de julho, mas o primeiro boletim de balneabilidade deverá ser divulgado no dia 24 de agosto.

Segundo a Cetesb, a classificação das praias e a divulgação do boletim com as condições de balneabilidade ocorrerá após 5 semanas, prazo necessário para a classificação conforme estabelecido pela legislação pertinente.

A companhia informou ainda que inicialmente foram selecionadas praias com alta frequência de banhistas nos municípios em que a prática de esporte aquático e o banho de mar já estão liberados pelas prefeituras. A Cetesb não informou quais praias estão sendo monitoradas.