Cidades Ilhabela São Sebastião

Cetesb retoma monitoramento de seis praias em Ilhabela e São Sebastião

Tamoios News
Praia de Barequeçaba, em São Sebastião. (Foto: Arquivo Tamoios News)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) retomou na última segunda-feira (21) o programa de balneabilidade em Ilhabela e São Sebastião, que havia sido paralisado em março por causa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Cetesb, o trabalho foi retomado em seis praias com maior frequência de banhistas: Siriúba, Saco da Capela e Perequê em Ilhabela; Porto Grande, Cigarras e Barequeçaba em São Sebastião. A classificação da balneabilidade sairá dentro de cinco semanas, que é o tempo mínimo exigido pela legislação para a classificação de uma praia, considerando o conjunto de medições necessárias.

Por questão de segurança e para resguardar a saúde da população, a Cetesb informou que caso os níveis de contaminação microbiológica se mostrarem elevados, em alguma das amostragens ao longo desse período, automaticamente classificará as praias monitoradas como “Impróprias”.

A agência também informou que está retomando gradativamente o monitoramento em todas as praias no estado de São Paulo, respeitando os limites impostos pela pandemia e as diretrizes orientadoras do Plano SP.

Com relação às praias ainda não monitoradas, a Cetesb recomenda que a população utilize a classificação anual, banhando-se naquelas praias com classificação anual “Ótima” ou “Boa”, uma vez que essas praias apresentam boas condições de balneabilidade na maior parte do tempo. Esta informação está disponível no site da agência.

Outra recomendação importante é evitar o banho de mar nos dias posteriores à ocorrência de chuvas.

Os canais de atendimento da Cetesb, para informações, reclamações e denúncias, estão disponíveis neste link.

*Texto: Renata Takahashi / Tamoios News