Cidades Litoral Norte Saúde

Com diagnóstico de câncer raro, jovem de São Sebastião é exemplo de superação e cria campanha para custear o próprio tratamento

Tamoios News

Com apenas 18 anos de idade, a jovem Luiza Prado luta contra um câncer que foi descoberto há um ano, após uma cirurgia de apêndice realizada com urgência em 11 de maio de 2021.

Luiza é natural de São Sebastião e atualmente reside em Caraguá. Os pais, Fernando Rosa, de 56 anos, e Patrícia Prado, de 47 anos, são autônomos, e neste momento delicado, estão com dificuldades para conciliar o trabalho e os cuidados com a filha.

Conversamos com Fernando sobre a rotina da Luiza, ele nos contou que ela participou de aulas on-line no ano passado e terminou o segundo grau, mas agora não consegue dar continuidade aos estudos por conta do tratamento.

A própria Luiza é quem relata sobre o parecer médico do seu caso: “Fui diagnosticada com tumor de celular germinativas do saco vitelino, no ovário, um câncer raro que dá em adolescentes. E infelizmente, câncer metastático. Tive 2 recidivas nesse período, e trocas de protocolo de tratamento. Em outubro retirei mais 4 tumores, o ovário e a trompa direita.”

Na primeira cirurgia já haviam sido retirados, inesperadamente, um tumor de 12 cm no ovário, a trompa esquerda e o ovário. Com a biópsia em mãos, em meados de junho de 2021, a jovem iniciou o tratamento através de quimioterapia. Até o momento Luiza já passou por 42 sessões.

Apesar do momento delicado que está vivenciando, Luiza é uma menina de sorriso alegre, demonstra muita força de vontade, superação e maturidade, nos dando um grande exemplo de vida através de suas redes socias. Em texto publicado em seu Instagram Luiza escreveu;

“É muito irônico que nos piores momentos da nossa vida é que valorizamos o nosso melhor. É quando você está na cama do hospital que mais almeja seu lar. Assim é também, quando não conseguimos comer, e aí a felicidade vem turbinada quando a fome chega e o alimento entra. Quando andar já é um sacrifício, levantamos as mãos pro céu quando conseguimos dar apenas um passo. É quando a imunidade está baixa que começamos a dar glória por uma saúde estável e saudável. É no momento em que perdemos alguém querido que valorizamos a vida e caímos na real, que ela é um sopro! Mas porque deixar para amanhã o que podemos fazer e viver hoje? Porque só cair na real sobre as maravilhas da vida quando estamos mal? Que bom que aprendemos com as dificuldades! Mas melhor ainda seria se soubéssemos aproveitar cada instante de privilégio dessa vida sem precisar passar por perrengues. A vida precisa mais do que nunca ser vivida e valorizada!”

Devido à força da internet e o seu alcance, a jovem iniciou, em suas redes sociais, uma campanha para arrecadar o valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais), que será utilizado para custear as despesas do transplante de medula que será realizado em São Paulo, assim como todos os demais custos decorrentes da cirurgia.

Através de uma “corrente do bem” veículos de comunicação da região, bem como populares, estão ajudando a divulgar e propagar a campanha da Luiza.

“Faço tratamento em São José dos Campos- Sp. Mas fui encaminhada para um transplante de medula em São Paulo – SP, onde sairá se Deus quiser minha cura! Meus pais são autônomos, e nesse momento delicado estão abdicando do trabalho para cuidar de mim. Vou ficar pelo menos 4 meses em São Paulo e os gastos vão aumentar bastante. Além do tratamento, temos nossa vida pessoal, como aluguel, contas, alimentação, transporte e medicações que não são disponibilizadas pelo SUS e por isso preciso da ajuda de vocês! Toda ajuda será muito bem vinda e utilizada! Me ajuda a conseguir minha cura! Desde já agradeço muito a cada um!”

A família agradece o carinho e relata que toda ajuda é muito bem-vinda!

A meta é R$ 50.000 e a família dará total transparência do valor arrecadado.

Pix: Luiza do Prado Machado Rosa, 12 982313277 ou r.luiza.prado@gmail.com