Caraguatatuba Cidades

Confira o plano de retomada das atividades econômicas no Estado de São Paulo

Tamoios News

O governador João Doria  anunciou nesta quarta-feira (27) o plano de retomada para a economia no estado de  São Paulo a partir de 1º de junho.

Ele classificou a iniciativa como uma ‘quarentena inteligente’ que prevê a retomada das atividades econômicas a partir de critérios técnicos e protocolos de saúde.

A retomada foi dividia em três fases: Vermelha, que terá a quarentena prolongada até o dia 15 de junho; a Laranja, que será flexibilizada pelos prefeitos, ainda com restrições; e, a Amarela, também, delegada aos prefeitos, com maior flexibilização. 2

A região do Litoral  Norte estaria incluída na fase dois, de cor laranjada,  da reabertura, classificada de “controle”, avaliada ainda como área de atenção e por isso com algumas restrições.

As prefeituras da região, através de decretos, poderão liberar a reabertura com restrições de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center.

A reabertura será feita com restrições de fluxo, de horários e com medidas de distanciamento. A fiscalização caberá aos municípios. Nenhum município paulista conseguiu liberar todas as atividades econômicas.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que os gestores municipais devem agir com responsabilidade na flexibilização.

Veja como será a retomada em cada uma das regiões do estado de São Paulo:

Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc – permanece por tempo indeterminado. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.

Nenhuma das 17 regiões está na zona azul, que prevê a liberação de todas as atividades econômicas segundo protocolos sanitários definidos no Plano São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp). A zona verde, segunda mais ampla na escala, também não foi alcançada até o momento e permanece como meta de curto prazo para cada região.

Com exceção da capital, todos os municípios da Grande São Paulo e também da Baixada Santista e de Registro permanecem na fase vermelha e não terão nenhum tipo de mudança na quarentena em vigor desde o dia 24 de março. Nas três regiões, o sistema de saúde está pressionado por altas taxas de ocupação de UTI e avanço de casos confirmados de pacientes com coronavírus.

Nas demais fases, haverá flexibilização parcial em diferentes escalas de capacidade e horário de atendimento. A etapa laranja, que abrange a capital e outras dez regiões no interior e litoral norte, prevê retomada com restrições a comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Os demais serviços não essenciais continuam fechados.

Na fase amarela, haverá reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias segundo protocolos sanitários. Comércio de rua, shoppings e salões de beleza, além de bares, restaurantes e similares poderão funcionar com restrições de horário e fluxo de clientes.

As regiões que chegarem à fase verde poderão atenuar as restrições ao funcionamento de todos os setores da fase amarela. Academias de ginástica e centros de prática esportiva também voltarão a receber frequentadores, desde que respeitados limites de redução de atendimento e as regras sanitárias definidas para o setor.

 

Veja os critérios definidos pelo estado: