Caraguatatuba Cidades

Covid-19: Angra dos Reis tem 375 casos e 13 mortes

Tamoios News

A cidade de Angra dos Reis(RJ), no litoral sul fluminense, registra um maior crescimento no número de casos e mortes por coronavírus, após a prefeitura liberar atividades comerciais e até a realização de missas e cultos.  Na quarta-feira(13), a cidade registrava 375 casos confirmados e 13 mortes pela doença.

Em março, o município decidiu fechar acesso a todas suas praias e ilhas para turistas. Entre as ilhas que estão com acesso restrito está a Ilha Grande, importante destino turístico do estado do Rio de Janeiro. Também está proibido o acesso, por visitantes, a ilhas como Cataguases, Botinas e Gipoia, populares pontos de visitação do município.

Atividades comerciais de turismo, como aluguel de lanchas, táxis aquáticos e saveiros, por exemplo, também foram proibidos no litoral de Angra.

A prefeitura resolveu dar uma relaxada e permitiu, desde o dia 4 de maio,  a reabertura do comércio e a realização de cultos e missas em templos e igreja. Na ocasião, a cidade tinha 186 casos confirmados e 875 suspeitos.

Um mês depois, o número de casos praticamente duplicaram(375) e o número de casos suspeitos triplicaram(2.325).

Covid-19

De 1º de janeiro de 2020 até às 18 horas desta quarta-feira (13), o município de Angra dos Reis apresentou 2.325 casos notificados.

Dos 375 casos confirmados de coronavírus – 78 pacientes testaram positivo em exames feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e 297 pelo teste rápido. Destes, 73 já estão recuperados.

Há 13 mortes confirmadas pela doença na cidade, com dois óbitos registrados de terça(12)  para quarta(13). O primeiro é o de um senhor de 70 anos, com comorbidade, que estava internado no Centro de Referência para o tratamento da Covid-19 ( Santa Casa) e faleceu no final da noite de terça (12). A outra morte é a de uma mulher, de 46 anos, também com comorbidade, que estava no Hospital de Praia Brava e morreu durante a madrugada de quarta(13). 


A prefeitura, ressalta que 104 casos foram descartados – exame de swab negativo para Covid-19 – e permanecem 1.846 casos suspeitos (síndromes gripais), sendo 1.006 em isolamento domiciliar e 840 já recuperados. Entende-se como casos recuperados aqueles que cumpriram o período de isolamento domiciliar de 14 dias e estão sem sintomas, conforme acompanhamento da equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde.

Há também três óbitos suspeitos, de duas mulheres com idades de 60 e 66 anos, e de um homem de 89 anos, com resultados de teste rápido negativo. O swab foi colhido e enviado para análise.

No total, entre pacientes confirmados com coronavírus e com suspeita da doença, 51 pessoas estão internadas. O Centro de Referência para Covid-19 (Santa Casa) atende no momento a 32 pacientes, o que corresponde a uma taxa de ocupação hospitalar de 32%. .

Segundo relatório da Secretaria de Saúde, atualizado em 8 de maio, os bairros com maior índice de confirmação do novo coronavírus são: Japuíba (31), Jacuecanga (22), Areal (17), Camorim (16) e Parque Mambucaba (13).
.