Cidades Notícias

Cresce o interesse por harmonização facial no país

Tamoios News

A harmonização facial vem atraindo o interesse e a curiosidade dos brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos envolvem uma série de aprimoramentos estéticos faciais, como preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica, lifting facial, entre outros.

As técnicas são feitas com base em uma série de procedimentos estéticos sem cirurgias, apenas com preenchimentos injetáveis, bioestimuladores de colágeno e outras práticas minimamente invasivas que prometem deixar os traços faciais mais equilibrados. Durante o procedimento, geralmente são corrigidas características como tamanho da boca, das bochechas e até do nariz, além de rugas e flacidez, melhorando a proporção da face.

No Google, a busca pelo termo harmonização facial aumentou 450% entre 2019 e 2020. O método já foi adotado por diversas celebridades, principalmente aquelas que desejam uma aparência mais satisfatória para a realização de trabalhos nas redes sociais.

A rapidez do resultado da harmonização facial e a possibilidade de dispensar as cirurgias com bisturis, mais invasivas, também são vantagens que os indivíduos encontram nesses procedimentos.

Uma das referências nesse tipo de tratamento estético no país é o biomédico esteta Dr. Alan Ribeiro, com pós-graduação e especialização internacional em harmonização facial. O profissional, de São José dos Campos, São Paulo, explica que o procedimento é indicado “para qualquer pessoa que deseja corrigir imperfeições e melhorar sua autoestima”.

Busca por padrões de beleza

A harmonização facial ficou muito famosa nas redes sociais, e a insatisfação com características do rosto também pode ter sido impulsionada pela pressão estética nas famosas “selfies”. Muitas pessoas acabam tendo problemas de autoestima justamente por se compararem com padrões irreais de beleza.

Por isso, é sempre importante refletir antes de realizar o procedimento e não exagerar na dose, pois isso pode causar ainda mais insatisfação quanto a própria aparência. Para começar a realizar esse tipo de intervenção é interessante pesquisar sobre os procedimentos e conversar diretamente com um profissional habilitado e de confiança.

O Dr. Alan Ribeiro ressalta que a harmonização facial busca definir os pontos do rosto que podem ser melhorados ou realçados, mas de forma natural. Por isso, ele afirma que devem ser realizados procedimentos sem exageros, a fim de evidenciar a beleza da própria pessoa.

“Eu não acredito na busca dessa imagem perfeita. Acredito sim na busca da autoestima, da autoconfiança e do desejo de se sentir belo. Se nós temos condições, se o avanço da medicina oferece essa possibilidade de melhorar nossa face e o nosso corpo, por que não fazer?”, reflete o especialista.

Entenda como é feita a harmonização facial

Para realizar a harmonização facial, o primeiro passo é fazer a avaliação com um especialista, para que ele possa entender seus objetivos com o procedimento. Assim, o profissional vai identificar quais áreas do rosto causam desconforto e quais intervenções são indicadas para o caso.

Depois que essa definição é estabelecida, o especialista marca uma data para a realização dos procedimentos, que podem precisar de diferentes sessões para chegar ao resultado final. Como o tratamento é minimamente invasivo, atingindo apenas as camadas mais superficiais da pele, não costuma gerar dor nos pacientes.

A harmonização facial é considerada segura e eficiente quando realizada por profissionais especializados. Nesses casos, os efeitos costumam durar cerca de um ano e meio, e depois precisam ser atualizados, caso o paciente deseje manter os resultados gerados pelo procedimento.

Faça uma avaliação

O  Dr. Alan Ribeiro explica que, hoje em dia, o procedimento mais procurado pelas pessoas é feito com toxina botulínica, pois os pacientes que já fizeram as aplicações ficam satisfeitos com os resultados. Quem está iniciando esse tipo de procedimento também sente os resultados imediatos, fazendo com que o tratamento seja o carro chefe de muitos consultórios.

Em caso de dúvidas ou para fazer uma avaliação, conheça o trabalho do  Dr. Alan Ribeiro. É importante ressaltar que os procedimentos de harmonização facial devem ser feitos apenas por especialistas.