Cidades Ilhabela Notícias

Prefeitura lança curso “O patrimônio cultural de Ilhabela”

Tamoios News
Foto: Divulgação/Acervo Particular

A Prefeitura está com inscrições abertas para o curso “O patrimônio cultural de Ilhabela”, que será ministrado pelo arqueólogo e historiador, Plácido Cali, nos dias 29, 30 e 31 de março, às 19h, na Biblioteca e Videoteca da Barra Velha.

Destinado a guias, monitores da Fazenda Engenho D’Água, professores e interessados em geral, o objetivo do curso é introduzir os conceitos de patrimônio cultural e a história dos bens culturais de Ilhabela, visando instrumentalizar os guias e monitores que atuarão na monitoria da Fazenda Engenho D’Água e outros futuros museus e bens históricos que serão estabelecidos. Outro objetivo também é gerar um material de referência para professores e interessados no tema.

A Secretaria de Cultura de Ilhabela pontua que, apesar da divulgação sobre a história da Fazenda Engenho D’Água, a partir dos poucos documentos disponíveis, ainda prevalecem algumas lendas e informações equivocadas sobre o local, além de não existir muito material de referência para os interessados em conhecer a história de Ilhabela e seus bens.

O curso será ministrado pelo historiador e arqueólogo Plácido Cali, que já coordenou cerca de 450 projetos de Arqueologia e Patrimônio Cultural. Foi arqueólogo de órgãos de preservação, como IPHAN-SP; DPH-SJC, IHGI e Professor de Arqueologia da Universidade de Taubaté. Cali também é o idealizador do Plano de Gestão do Patrimônio Cultural de Ilhabela, vencedor do Prêmio Rodrigo Melo e Franco, do IPHAN.

As especialistas do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Olívia Malfatti Buscariolli (arquiteta) e Maryclea Carmona Maués Neves (analista) também farão parte da programação do curso.

As vagas para o curso são limitadas e quem quiser participar, deve fazer sua inscrição preenchendo o formulário no endereço eletrônico www.tinyurl.com/cursoilhabela. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura pelo telefone (12) 3896-9200 – Ramal 9237.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela