Caraguatatuba Cidades

Decreto de Doria reduz horário e capacidade na retomada do Serramar Shopping

Foto: Ana Mello/Divulgação

Um decreto do governador João Doria deve reduzir ainda mais o horário de funcionamento e a capacidade do Shopping Serramar, o maior shopping do Litoral Norte, na retomada de suas atividades a partir do dia 1º de junho.

Após dois meses fechado devido à pandemia de coronavírus, o Serramar Shopping, em Caraguatatuba, pretendia abrir das 11 às 20 horas e com 30% da sua capacidade, mas o decreto do estado é mais restritivo.

Segundo o decreto, shoppings centers nas cidades de São Paulo, incluídos na fase 2, laranja (como é o caso de Caraguatatuba), só poderão operar atendendo 20% da capacidade, com um horário de abertura de quatro horas por dia e apenas de segunda até sexta-feira.

A direção do Serramar Shopping decidiu atender o decreto municipal, elaborado pela prefeitura de Caraguatatuba, que permitirá o funcionamento de segunda a sábado, das 14 às 18 horas, com capacidade de 20%. O shopping já está divulgando o horário de funcionamento em suas redes sociais.

Serramar

Durante a quarentena, alguns restaurantes e lojas, funcionaram no sistema delivery ou drive-thru, mas o shopping manteve a maioria de suas lojas fechadas ao público. O hipermercado Extra funcionou normalmente durante a quarentena.

A partir de segunda-feira o horário de atendimento será reduzido.  Antes da pandemia o horário de funcionamento era das 10 às 22 horas.

Os cinemas, lojas de lazer, a praça de alimentação, barbearia, salões de beleza e a academia permanecerão fechados. Estarão abertas as lojas de calçados, roupas, acessórios, magazines e restaurantes.

Restaurantes, lojas de fast food e docerias, por exemplo, irão funcionar no sistema take-away(comprar e levar para casa) ou delivery(entrega em casa).

Segundo a gerente de marketing do Serramar Shopping, Gláucia Acciarito, a abertura será facultativa aos lojistas, ou seja, algumas lojas deverão reabrir aos poucos.

Segundo Gláucia, das 100 lojas, cerca de seis delas decidiram não retomar suas atividades, pois devem encerrar seus contratos com o shopping.

Gláucia explicou que nos dois meses que o estabelecimento ficou fechado devido a quarentena, a direção concedeu desconto nos aluguéis e condomínios.

Segundo ela, a expectativa é que a praça de alimentação seja liberada na segunda fase do plano de retomada, a partir do dia 15 de junho, mesmo assim, com medidas preventivas, como distanciamento entre as mesas e redução no número de clientes.

As quatro salas de cinema e a academia deverão reabrir somente na última fase do plano de retomada, possivelmente, em julho, também, com medidas de prevenção, redução de pessoas, entre outras determinações.

Prevenção

Praça de alimentação e cinemas não serão reabertos nesta fase

 

O Serramar Shopping adotou muitas medidas preventivas para reabrir suas portas com total segurança.

A primeira delas, no acesso do estacionamento, onde o  o botão para acionar o cartão foi substituído por um sensor, justamente, para evitar que muitas pessoas acionem o botão e com  isso possa ocorrer a transmissão do vírus.

O acesso ao interior do shopping terá em todas as suas portarias controle de entrada, uso obrigatório de máscara, álcool gel e medição de temperatura.

Todos os bebedouros do shopping foram retirados, também como medida preventiva. Os banheiros terão ações de desinfecção de 30 em 30 minutos.

O shopping ainda avalia se irá liberar ou não o uso gratuito do estacionamento nos primeiros dias de reabertura.