Cidades

Dia de Inaugurações em Ilhabela

Tamoios News
Gustave Gama/PMI
Gustave Gama/PMI

Centro de Referência Animal será inaugurado nesta sexta, na Barra Velha

Prefeitura de Ilhabela inaugura Centro de Referência Animal, quadra de malha, praça e nova delegacia nesta sexta

A Prefeitura de Ilhabela inaugura nesta sexta-feira (4), às 16h – dentro da programação comemorativa do aniversário de 210 anos da cidade – o Centro de Referência Animal “Maria Salete Magalhães Alves Vieira”, na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira. No mesmo local também serão entregues oficialmente a nova quadra de malha, praça com parque infantil e estacionamento e a nova Delegacia de Polícia.

A solenidade contará com a presença do prefeito Toninho Colucci e do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “São investimentos importantes para o nosso município. O novo prédio da delegacia, que já está em funcionamento, será entregue oficialmente nesta solenidade. Revitalizamos um espaço público e o transformamos num belo espaço de convívio, com praça, estacionamento e parque infantil. Além disso, vamos entregar a nova quadra de malha e o Centro de Referência Animal, que reforçará o trabalho de castração e chipagem de cães e gatos, possibilitando o controle populacional de animais”, destacou Colucci.

As obras de construção do Centro de Referência Animal tiveram início no final do ano passado, com um investimento de R$ 675 mil em uma área de cerca 600 metros quadrados. A unidade contará com canil, gatil, baia, raio-X, centro cirúrgico, recepção, dois consultórios, sala de pré e pós-operatório e ainda sala de ouvidoria, que receberá denúncias de caças, maus tratos e abandono.

O Centro de Referência Animal ganhará o nome da moradora Maria Salete Magalhães Alves Vieira, que há anos trabalha em defesa da causa animal. O posto promoverá as ações do Programa Municipal de Respeito Animal da Secretaria da Saúde, como a castração gratuita, microchipagem e vermifugação, além de prosseguir com a vacinação antirrábica gratuita e ações da campanha de adoção dos animais de rua em parceria com a Apailha (Associação Protetora dos Animais de Ilhabela).

Ilhabela é um município pioneiro no Brasil nas ações de castração e microchipagem gratuita em cães e gatos. E agora com o Centro de Referência Animal será possível encaminhar com qualidade os atendimentos de animais domésticos, marinhos e silvestres.

Nos últimos seis anos, a prefeitura castrou gratuitamente 7,8 mil animais entre cães e gatos (machos e fêmeas). Em 2009 ainda havia muitos cães soltos pelas ruas, causando acidentes no trânsito, assim como cavalos, bois e outros animais de grande porte. Com o processo de castração e microchipagem, a situação mudou. Também foi intensificada a fiscalização quanto aos animais de grande porte e Ilhabela vive hoje uma nova realidade também nesta área.

Quadra de Malha e Praça

Na ocasião também serão inaugurados a nova quadra de malha de Ilhabela, com uma praça, parque infantil e estacionamento. Com a obra da reurbanização da entrada da cidade e o novo bolsão de embarque da travessia de balsa, a antiga quadra de malha teve de ser demolida e a Prefeitura se comprometeu a construir o novo espaço na Barra Velha.

Já a Delegacia de Polícia foi totalmente ampliada e já está em funcionamento, tendo a sua entrega oficial nesta sexta-feira.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.