Cidades Geral

Elektro alerta para os cuidados com a rede elétrica durante festas juninas

O mês de junho chegou e, com ele, as festas juninas tão aguardadas, afinal, depois de dois anos, as festas presenciais estão de volta. A expectativa é grande e os preparativos já começaram em escolas, clubes, igrejas, e condomínios.

Para as que comemorações ocorram com segurança, a Neoenergia Elektro reforça a importância do cuidado com a rede elétrica na hora da montagem da festa.

Ao enfeitar a rua com bandeirinhas, entre outros adereços, a orientação é não fazer próximo a rede elétrica. Os enfeites devem ser pendurados com pelo menos 1,5 metros de distância da rede e, principalmente, sem utilizar postes e estruturas de eletricidade como suporte.

O uso de material metálico, como, por exemplo, o papel laminado que é condutor de energia, pode ocasionar acidentes fatais. Para enfeitar a festa, o ideal é utilizar materiais isolantes e biodegradáveis, para minimizar os riscos de curto-circuito.

As fogueiras e fogos de artifícios também devem estar distantes da rede elétrica. Ao acertar os cabos que conduzem energia, há riscos de romper os fios e causar incêndios e acidentes graves. Soltar balão é crime. Fazer isso perto do sistema elétrico é muito perigoso e pode gerar acidentes urbanos e florestais.

Outro alerta importante é para as pessoas que montam barracas em festas juninas e fazem ligações improvisadas na rede elétrica. Barracas e palcos utilizados nas comemorações devem ser instalados com distância mínima de 1,5 metros em relação à rede elétrica.

É importante contar com a ajuda de profissionais qualificados, pois ligações clandestinas sobrecarregam o sistema e ainda podem causar acidentes.

“É importante observar as orientações de segurança para que as festas sejam marcadas por diversão. Muitas vezes algumas práticas aparentemente comuns nesta época do ano podem colocar em risco a vida de quem trabalha e de quem se diverte durante as festas juninas, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia “, afirma Guilherme Mafra, gerente de segurança da Neoenergia Elektro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Neoenergia Elektro