Caraguatatuba Cidades

Em alusão ao Setembro Azul, Caraguatatuba realiza 1º Fórum sobre Surdez e Inclusão

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza nos dias 29 e 30 de setembro, o 1º Fórum sobre o tema Surdez e Inclusão. O evento é promovido pelo Setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino e foi criado em alusão ao Setembro Azul, mês da conscientização sobre a visibilidade da Comunidade Surda. O objetivo é fomentar as ações de conscientização e homenagens a essa população.

O Fórum contará com duas palestras sobre importantes temas. No dia 29, a partir das 19h, a convidada, Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos, falará sobre ‘Educação, cultura e tratativas pedagógicas com alunos surdos’. No dia 30, também às 19h, a participação é da médica otorrinolaringologista, Andreia Alessandra Bisanha, que falará sobre o tema ‘Entendendo as deficiências auditivas’.

As inscrições para o 1º Fórum sobre Surdez e Inclusão estão abertas e podem ser feitas no endereço: https://eventos.educacaocaraguatatuba.com.br/. O evento será transmitido no canal Informática Educativa, da Secretaria de Educação, no link: https://www.youtube.com/watch?v=szwaJHScvNs.

Outro evento em alusão ao Setembro Azul será realizado em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). Na próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 18h, haverá a transmissão da live ‘Acessibilidade comunicacional – Direito de escolha do surdo em relação ao meio de comunicação’.

A convidada, Lak Lobato, é comunicadora, escritora e palestrante. Ela ficou surda aos 9 anos e recuperou a audição já adulta, através de um implante coclear. Atualmente, trabalha com comunicação em prol da inclusão da pessoa com deficiência e é divulgadora da condição dos surdos oralizados que utilizam a Língua Portuguesa como forma principal de comunicação. A transmissão desta live será pelo YouTube no endereço: https://bit.ly/lakcaragua

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba