Cidades Ilhabela

Equipe de saúde conta com apoio da PM para fazer infectado cumprir a quarentena em Ilhabela

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela está contando com o apoio da Polícia Militar para fazer com que pessoas com covid-19 cumpram o período da quarentena. Outra medida adotada é abertura de inquérito na polícia civil para punir  infectado que descumpre o isolamento e coloca em risco a vida de outras pessoas.

 

As denúncias estão sendo feitas por vizinhos, agentes de saúde e ouvidoria. A equipe da saúde com apoio da PM tem visitado as casas das pessoas com a doença para confirmar se elas estão cumprindo a quarentena. A fiscalização é feita todos os dias a partir das 15 horas.

 

A prefeitura informou que tem recebido denúncias de pessoas que estão com covid-19, mas que não estariam cumprindo os 14 dias de isolamento.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, as pessoas infectadas pela covid-19 não estão cumprindo a quarentena e por isso, a prefeitura está, inclusive, abrindo inquérito na delegacia de polícia civil para responsabilizar quem não está cumprindo o período de isolamento.

 

Segundo a prefeitura, todo paciente covid-19 recebe orientações e um documento onde consta o período da quarentena que tem que cumprir.

 

A equipe de saúde contou que alguns alegam que não sabiam que não poderiam sair de casa. A maioria, no entanto, tem afirmado que não cumpre a quarentena por medo de perder o emprego.

 

A prefeitura informou que tem mantido contato com as empresas para que evitem a demissão de funcionários contaminados.

 

A equipe da saúde pede que as pessoas contaminadas não saiam de casa, que cumpram o período da quarentena, pois se saírem, poderão contaminar outras pessoas.

 

Segundo a prefeitura, o apoio da polícia tem sido usado em casos mais extremos, para impedir que o paciente infectado contaminem outras pessoas. Foi citado como exemplo, o caso de uma pessoa infectada que acabou contaminando outras dez.

A prefeitura pediu que as pessoas evitem festinhas, reunião de família, aglomerações e jogos de futebol.  Recomendou o uso de máscaras, de álcool gel e isolamento social para conter uma possível propagação do vírus no inverno.

 

Covid

 

Ilhabela registra 199 casos confirmados e duas mortes pela doença. A prefeitura investiga uma morte pela doença. Segundo a prefeitura, 138 pessoas já se recuperam da doença. Quatro pessoas estão internadas. A prefeitura aplicou 2.206 pessoas.

 

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, dos 199 casos confirmados, 120 são de pessoas com idades entre 20 e 49 anos. Os bairros da Barra Velha e Reino são os que concentram o maior número de casos confirmados na Ilha.

 

Balsa

 

O secretário de saúde, Gustavo Barboni, disse que a partir da liberação da balsa a cidade registrou um crescimento de 33,5% de casos de covid-19. “A prefeitura tinha 149 casos um dia antes da liberação da travessia, agora, temos 199 casos. A prefeitura tinha, em média, três pessoas internadas, hoje, temos cinco”, disse Barboni.

 

“Não sabemos se a abertura da balsa fez amentar o numero de casos, mas isso nos preocupa”, disse Barboni. Quando da restrição na balsa, a entradas só era permitida com autorizações e a obrigatoriedade do cumprimento de 14 dias de quarentena.

 

Uma equipe da prefeitura visitava a casa do proprietário de segunda residência para checar se ele estava cumprindo a quarentena. A prefeitura alega que com a liberação não tem mais esse controle. Foi informado que quatro turistas já testaram positivo para covid a partir da liberação da travessia.

 

A prefeitura recorreu da decisão do TJ e a resposta deve sair nos próximos dias. Enquanto isso, irá fazer um trabalho educativo na travessia.

 

Uma das representantes da equipe de saúde disse que a preocupação é com relação aos proprietários de segunda residência, que chegam dos grandes centros e  dependem de caseiros e de seus funcionários.