Caraguatatuba Cidades Notícias

Fazenda dos Ingleses recebe pedido de tombamento

Tamoios News
Residências de trabalhadores marítimos. (Foto: Clayton Galdino / Acervo Pessoal)

O pedido solicita a ação para proteção do patrimônio material de Caraguatatuba. Votação poderá ocorrer em março

Para proteção dos remanescentes arquitetônicos e paisagísticos contidos na Fazenda dos Ingleses, foi protocolado no mês de dezembro no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caraguatatuba (CMPCC), o pedido de seu tombamento, como patrimônio cultural de Caraguatatuba. O autor é Clayton Galdino, arqueólogo e conselheiro titular de patrimônio e tradições populares do CMPCC.

No último dia 21, em nova reunião do conselho, foi debatido o processo, com solicitações de novas informações pelos conselheiros. “Esses questionamentos e informações serão sanados em um parecer novo junto ao processo. No início de março teremos outra reunião e se não houver nenhum novo questionamento, poderá ser votado. Processos de tombamento são assim, com manifestação da sociedade e só irá à votação depois de todas as dúvidas estiverem sanadas”, comentou Galdino.

O pedido está amparado pela Lei Municipal 2.484, de 27 de Junho de 2019 e pela Resolução CMPCC 04 de 14 de dezembro de 2021, esta última, que dispõe que a partir do protocolo, fica assegurada a proteção até a decisão definitiva do conselho. A Secretaria Municipal de Urbanismo e a Fundação Cultural e Educação de Caraguatatuba (Fundacc), foram notificadas para providências de fiscalização e fomento.

O pedido de tombamento abrange as edificações na Fazenda Serramar, no Jardim Britânia e as situadas no bairro do Porto Novo.

A Fazenda dos Ingleses

No início do século 20, um grupo inglês comprou quatro mil alqueires de terra em Caraguatatuba e montou uma grande operação de produção de frutos para o mercado inglês. Durante dez anos, entre 1929 e 1939, a Fazenda dos Ingleses, como era popularmente conhecida a propriedade, produziu toneladas de frutas, principalmente banana e grapefruit, que semanalmente abarrotavam cargueiros da companhia inglesa de navegação Blue Star Line. Do porto de Liverpool, eram distribuídos os cachos de bananas e os cítricos, cuidadosamente embalados em papel azul, para o deleite dos súditos de sua Majestade, rei George VI.

Os dez anos de ouro da fazenda foram interrompidos pela segunda Grande Guerra. Entre 1939 e 1945, o movimento por ali praticamente parou. Outro fato crucial da história de Caraguatatuba, e que contribuiu na decisão de encerrar o empreendimento britânico no Brasil foi o grande deslizamento de terra que ocorreu em 1967 e quase destruiu a cidade. Os moradores se apropriaram da história da fazenda como patrimônio histórico e cultural da região.

Texto: Adriana Coutinho / Tamoios News

Fontes: Uma Fazenda Inglesa no Universo Caiçara, Glória Kok, historiadora; @aresurbanos