Cidades Notícias São Sebastião

Felipe Augusto exibe prêmio recebido em votação mal explicada

Tamoios News

Na última segunda-feira (28), no Clube Ilha Morena, em Caraguatatuba, uma entidade privada chamada Forum São Paulo realizou a 16ª edição do evento “Prêmio Promotores de Desenvolvimento”, a primeira realizada no Litoral Norte. Entidades, instituições, empresários, veículos de comunicação, profissionais de diversas áreas e políticos da região foram homenageados em diferentes categorias. A forma como foram escolhidos, porém, não é transparente e tampouco clara.

O site do Forum São Paulo está fora do ar. Na descrição de uma página no Facebook consta que o Forum São Paulo, há 15 anos, “promove o desenvolvimento através de cursos profissionalizantes e palestras”. Dermeval Pereira, o diretor-presidente do Forum São Paulo, trabalha com mídia e campanhas políticas.

O portal Tamoios News questionou Pereira sobre os critérios de indicação e o funcionamento do processo de votação do “Prêmio Promotores de Desenvolvimento”. Ele respondeu que os 41 homenageados foram “escolhidos através de votos livres, via e-mail e zap”. Apesar de afirmar que a votação é aberta ao público, quando questionado sobre onde foi divulgado que essa votação estava acontecendo, ele disse que foi “no cadastro interno da entidade”.

Perguntado sobre o regulamento da premiação, ele não esclareceu: “Após o início, a sequência cadastro dos indicados nas parciais. Critério primeiro e segundo de cada categoria. Com algumas modificações aí na região”, respondeu Pereira.

Ele disse que todos os prefeitos e vereadores estavam concorrendo. Questionado sobre o número de votos que cada concorrente recebeu, ele respondeu que o Fórum São Paulo só divulga a votação geral. “Mas votos individuais não divulgamos. Votação final geral 3.890 votantes. Como foi o primeiro nesta região, acho que a votação não foi tão ruim. Não posso divulgar os votos individual, são normas do Fórum São Paulo”, disse Pereira.

Outra pergunta foi se os premiados pagam para participar da premiação. “O Fórum São Paulo não vende premiação, jamais cobraremos valores dos homenageados, achamos imoral, não fazemos isso pra ganhar dinheiro”, ele respondeu.

Pereira não explicou o que seria o prêmio dado aos ganhadores. Pelas imagens, os homenageados ganham um troféu com o nome e a categoria em que venceu. Depois é só fazer a foto e o vídeo segurando o troféu e agradecendo o prêmio.

A assessoria do prefeito de São Sebastião Felipe Augusto, por exemplo, preparou um texto e fotos sobre a homenagem. Ele próprio publicou fotos nas redes sociais, orgulhoso. “Fui o único prefeito do Litoral Norte a receber essa homenagem do Fórum São Paulo”, escreveu.

Outros políticos também exibiram o prêmio em suas redes, como o ex-prefeito Antonio Carlos, pré-candidato a deputado estadual, que escreveu que está “muito feliz pelo reconhecimento do Fórum São Paulo”.

Entre os políticos do Litoral Norte que ganharam o prêmio estão: o ex-prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (REPUBLICANOS) e seu filho, o vereador de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva Júnior (PSDB), o vereador de Ubatuba Jorge Ribeiro (PV), o vereador de Ilhabela Alessandro Vieira (PL), o vereador de São Sebastião Edivaldo Campos (PSDB), o prefeito de São Sebastião Felipe Augusto (PSDB), entre outros.