Cidades São Sebastião

Festival Felino Preta divulga a lista de artistas selecionados 

Tamoios News

 

O protagonismo de artistas pretas e pretos ganhará uma premiação em dinheiro pela escolha do Júri Popular que poderá escolher entre os vídeos selecionados

A equipe de produção do Festival Felino Preta comemora o sucesso do evento em sua primeira fase, em que recebemos 242 inscrições de grande qualidade dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso , Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Não foi uma tarefa fácil escolher apenas 20 vídeos que participarão da programação do festival e para reconhecer a qualidade das propostas recebidas, assim que o festival acabar, faremos uma segunda fase do evento com a exibição de mais 40 vídeos semifinalistas.

O festival será realizado de forma ON LINE entre os dias 05 e 14 de junho às 20 horas com transmissões ao vivo pelo YouTube, Facebook e Instagram. Todos os dias serão entrevistados os criadores dos vídeos em diálogo com personalidades convidadas e interações com o público, refletindo sobre a negritude, a cultura e a atualidade.

Os recursos para a realização do evento vem do Prêmio “Ponto de Cultura” do programa “Cultura Viva” aprovado no edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que contemplou a Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte. O evento será realizado em parceria com o Espaço Cultural Circo Navegador, que oferta o seu conhecimento em organização e produção de festivais.

Os vídeos poderão ser vistos no canal www.YouTube.com/CircoNavegador . Inscreva-se e aproveite conteúdos exclusivos.

O festival estreia na sexta-feira, 05 de junho às 20 horas com o Slam Felino Preta. O anfitrião MC Brenalta convida a poesia do Litoral Norte, na caneta e na voz de MC Mirelle de Ilhabela, MC Tairini de Ubatuba, Poeta Blues de São Sebastião e MC Saturno de Caraguatatuba.

Além da produção artística o evento também oferece aulas que serão transmitidas pelo YouTube, às 17 horas nos sábados e domingos, dias 6, 7, 13 e 14 de junho. Os processos pedagógicos que resultam em linguagens artísticas e manifestações culturais, serão apresentados pelos próprios artistas/professores das seguintes oficinas: Jongo “Mistura da Raça” com Mestre Laudení e família, Dança moçambicana com a artista Khalusa Banda, Capoeira Angola com a Pati “Roxinha” e Turbantes com Michelle Aguilar (Mi Preta).

A programação do festival foi composta a partir de vídeos inscritos previamente. Os vídeos selecionados expressam as questões impostas a negritude na atualidade e ao longo da história de África e Brasil. Na programação teremos uma grande diversidade cultural e artística com vídeos das variadas áreas da cultura expressas em múltiplas linguagens: Cultura Urbana, Cultura Popular, Cultura, HIP HOP, Teatro, Música, Dança, Circo, Cinema, Artes Visuais, Literatura e Performance. Veja a Lista de obras e artistas selecionadas:

  • A Invisibilidade da Identidade Negra na Educação – Tais Amordivino
  • Apropriação – Carolina de Souza
  • Braços Abertos, Portas Fechadas – Fernanda Polacow e Juliana Borges
  • Contraste – Brenda Ligia
  • Crônicas Políticas por Palhakaus – Reinaldo Junior
  • De Origem Africana – D’origem
  • Duo Contrabaixo e Voz – Bruna Duarte e Graciela Soares
  • Emoções – Aerial Straps Helder Vilela
  • Fios da Resistência – Larah Camargo
  • “Grafê” Um olhar poético sobre a comunidade quilombola da caçandoca – Junior Machado
  • Juventude é Revolução – Gsé Silva
  • Manifesto Preto – Du Kiddy Artivista
  • Nagò Afroindígena – Laisa Ojulepá
  • Neguinho – Neguinho
  • Nos 4 Cantos do Jongo Coletivo CANTOS – Lucas Francês FIU
  • Parem De Nos Matar! Mulheres Negras e Violência Obstétrica – Edi Cardoso
  • Poder Pro Povo Preto – MaiconDissbocado
  • Reflexão e resistência – Bat Macumba Samba Reggae
  • Verossímil – Senzala Hi-Tech
  • Videoclipe Madalena – Anna Suav

Ao longo do festival serão exibidos dois vídeos por dia, e nos dias 15 e 16/06 haverá uma votação por Júri Popular para escolher o trabalho que receberá um prêmio de R$1.000,00 (Um Mil Reais). Quem tiver interesse poderá assistir os vídeos na plataforma YouTube e votar em um formulário disponível na descrição dos vídeos.

Venham acompanhar essa grande mostra que traz olhares ancestrais, despertos e livres, buscando esse lugar de comunidade e sentimento de pertencimento no exercício da escuta, capaz de reafirmar quem somos nós, e incentivar a expressão de nossos corpos e mentes, fortalecendo os dons e sensibilidades que possam desaguar e encontrar o público que está a espera de arte e cultura capaz de traduzir e dialogar com as suas narrativas. Venham todes para o Felino Preta com a gente!

SERVIÇO

Exibição dos vídeos: 04 a 14/06 às 20 horas

Aulas: 06 e 07, 13 e 14/06 às 17 horas

Escolha dos vídeos pelo Júri Popular: 15 a 16/06

O festival será transmitido pelo canal Circo Navegador no YouTube

www.YouTube.com/CircoNavegador