Cidades Notícias

Filhote de Golfinho preso em um pedaço de rede de pesca é resgatado pela Polícia Marítima

Tamoios News

Na noite de ontem (8/12), uma equipe da Polícia Militar Ambiental Marítima patrulhava as praias do Guarujá no intuito de coibir irregularidades de pesca, quando recebeu  informação através da Guarda Civil Municipal de que um pequeno golfinho muito debilitado apareceu na arrebentação emalhado em um pedaço de rede pesca, na praia da Enseada.

Imediatamente os Policiais Militares se deslocaram até o local e no trajeto solicitaram para o GREMAR, órgão especializado em resgate de animais marinhos na região,  que enviassem uma equipe ao local, com médica veterinária.

O biólogo do GREMAR que recebeu a solicitação dos policiais estava próximo e rapidamente foi ao local dando início aos procedimentos junto ao cetáceo.

A equipe da Polícia Marítima e o biólogo constataram se tratar de um filhote de toninha, nome científico “Pontoporia blainvillei”, espécie de golfinho ameaçada de extinção, com pouco mais de cinquenta centímetros de comprimento.

O filhote apresentava escoriações ao redor de seu focinho devido a interação com o petrecho de pesca, um pedaço de rede com três metros de comprimento, aparentemente do tipo “arrasto”, nitidamente cortada em todas as extremidades.

Uma outra equipe da Guarda Civil Municipal de Guarujá também compareceu ao local e prestou apoio até o final das ações na praia.

A Polícia Marítima auxiliou nos procedimentos de resgate do cetáceo, seguindo as orientações dos biólogos e da médica veterinária do GREMAR. Após quase duas horas de esforços e medicações, o filhote foi estabilizado pelos profissionais do Instituto, momento em que os policiais realizaram a escolta da equipe até a base do Instituto no bairro do Tombo, onde permaneceram até a estabilização do animal em tanque próprio para acompanhamento de sua evolução de saúde.

Informações sobre a saúde do filhote de toninha serão divulgadas posteriormente após análise e acompanhamento no GREMAR.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Marítima de SP