Cidades Ubatuba

Fundação Florestal ainda avalia retomada da visitação pública nos parque estaduais do Litoral Norte

Tamoios News

Por Salim Burihan

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, ainda não definiu quando serão reabertas a visitação pública nas unidades de conservação do Litoral Norte. O acesso público aos parques estaduais está proibido desde em 21 de março devido a pandemia do novo coronavírus.

A secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente já liberou a visitação em alguns parques, como o Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista.

A secretaria informou ao Tamoios News que a retomada da visitação dos parques estaduais está ocorrendo de forma gradual e monitorada, a fim de evitar aglomeração e contribuir para a prevenção da Coovid-19.

Segundo a secretaria, estas primeiras semanas serão avaliadas a fim de deliberar sobre novas flexibilizações, conforme classificação das fases dos municípios no Plano São Paulo.

Litoral Norte

Em Ilhabela, com o fechamento do parque estadual, estão proibidos os acessos de jipeiros em direção à praia de Castelhanos, um dos passeis turísticos mais realizados na Ilha por turistas nacionais e internacionais. São 16 quilômetros por estrada de terra quer cruza o parque e dá acesso a cachoeiras e praias. Além do decreto estadual que proíbe a visitação pública no local, um decreto da prefeitura, também, impede o exercício da atividade devido a pandemia do novo coronavírus.

Em Ubatuba, estão proibidas desde março as visitas à Ilha Anchieta, onde além de praias, os turistas podem visitar as ruínas de um antigo presídio. Trata-se de um dos passeios mais procurados no município. As empresas que promovem os passeios estão com suas escunas paradas no Saco da Ribeira, de onde é feito o embarque em direção até a Ilha Anchieta.

Visita na Ilha Anchieta permanece proibida

Ainda, em Ubatuba, também, continua proibida a visitação ao Parque Estadual de Picinguaba, na região norte do município. Foram proibidos os passeios de barcos até a Ilha das Couves. Em Caraguatatuba, o parque estadual da Serra do Mar, também, está fechado para visitação.

Protocolos

Segundo a Fundação Florestal, quando forem liberados os acessos as unidades de conservação do Litoral Norte, as medidas adotadas serão as mesmas determinadas aos parques já liberados. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal (https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/). Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade dos parques.

Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, centros de visitantes,  permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais. Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Haverá totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos.