Cidades Meio Ambiente

Governo de SP anuncia parceria com Moçambique e Portugal pela Sustentabilidade

Tamoios News

Conservação e uso sustentável da biodiversidade, gestão e proteção dos territórios marinhos e a prevenção e combate aos incêndios florestais estão entre os temas prioritários. 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e da Fundação Florestal, assinou, durante participação na “Conferência dos Oceanos”, evento realizado pela Organização das Nações Unidas em Lisboa, carta de intenção com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Portugal e a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique para troca de experiência e desenvolvimento de ações em conjunto com foco em sustentabilidade e conservação dos recursos naturais terrestres e marinhos.

As ações se darão por meio de estratégias para a promoção de territórios inteligentes e sustentáveis, troca de experiências na prevenção e combate a incêndios florestais, conservação e uso sustentável da biodiversidade, integração de biodiversidade com a temática de gestão das águas e gestão de áreas protegidas como instrumento de conservação e uso sustentável da biodiversidade, inclusão social e cultural.

A partir desta parceria também serão identificados, conjuntamente, projetos e ações potenciais que promovam o fortalecimento e aprimoramento da cooperação bilateral, tendo como principal objetivo apoio integrado à implementação da CDB – Convenção sobre Diversidade Biológica no Estado de São Paulo, em território português e moçambicano.

“Essa assinatura marca o início de uma parceria próspera que impactará diretamente iniciativas ambientais em três diferentes continentes. Com isso, promoveremos ações de biodiversidade, relacionadas ao desenvolvimento sustentável e às mudanças climáticas, entre o Governo do Estado de São Paulo com países com climas, biomas e desafios diferentes, para chegarmos a resultados comuns para a sustentabilidade”, explica Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.

Mais sobre a Conferência

Na década dos oceanos, a Organização das Nações Unidas promoveu a “Conferência dos Oceanos”. O encontro, que aconteceu de 27 de junho a 1° de julho, é um apelo as ações em prol dos oceanos e visa uma ampla troca de experiências entre os líderes mundiais.

Para apresentar as ações do Estado de São Paulo, representantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Fundação Florestal marcaram presença no evento. Em pauta, os Planos de Manejo, áreas de proteção marinhas, PSA Mar sem Lixo e outras iniciativas realizadas para assegurar a saúde dos ecossistemas marinhos em São Paulo.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente / Governo do Estado de SP