Cidades Notícias Ubatuba

Grupo Tamoio de Ubatuba prepara ação no Itaguá em 22 de março, Dia Mundial da Água

Tamoios News

Para o próximo dia 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água, o grupo Tamoio de Ubatuba prepara uma manifestação com ação de limpeza na praia do Itaguá e no Caisão. 

O encontro está marcado para 7h30 da manhã, próximo ao píer Comodoro Magalhães e ao letreiro de Ubatuba. Os voluntários são orientados a levar luvas, sacolas e baldes para recolher lixo, além de cartazes com mensagens em defesa das águas.

A praia do Itaguá foi escolhida por ser muito afetada pelo descarte irregular de lixo e pelo esgoto lançado no mar através das águas dos rios Tavares e Acaraú. Na praia, é comum ver a bandeira vermelha da Cetesb, que indica que a água está imprópria para banho. 

Em 2020, segundo relatório da Cetesb, os dois pontos onde a água é analisada no Itaguá receberam qualificação anual “péssima”. Próximo ao rio Tavares, em 73% das análises a praia ficou “imprópria”. Perto da foz do rio Acaraú, em 100% das análises a praia foi classificada como “imprópria”. 

Nesse relatório, a tabela que apresenta informações sobre saneamento básico nos municípios do litoral norte também preocupa. Ubatuba é a cidade da região com o menor percentual de coleta de esgoto, 34%. Em seguida está Ilhabela com 39% do esgoto coletado, São Sebastião com 44% e Caraguatatuba com 78%. O relatório anual com os dados atualizados de 2021 ainda não foi publicado.

Fonte: Cetesb, 2020

Os efeitos da poluição das águas são as doenças, a contaminação de alimentos retirados do mar, a perda de biodiversidade, o desequilíbrio ecológico, os prejuízos econômicos, entre outros. A ação do grupo Tamoio de Ubatuba no dia 22 de março é um pedido urgente dos moradores da cidade por saneamento básico.