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Hospital de Campanha começa a funcionar nesta terça-feira(7) em Ubatuba

Começa a funcionar nesta terça-feira(7), em Ubatuba, o hospital de campanha instalado pela prefeitura local a um custo de R$ 3,1 milhões. O hospital foi instalado onde funcionava o Centro de Convenções da cidade no bairro do Perequê-Açú.

O hospital possui 38 leitos de média e baixa complexidade e dois leitos de UTI para estabilização de pacientes que tiverem piora de quadro e necessitarem de transferência para a UTI da Santa Casa ou de outros municípios. Ubatuba tem 194 casos confirmados e 31 ainda em investigação. Doze pessoas já morreram de Covid-19 na cidade. Segundo a prefeitura, atualmente nove pessoas estão internadas e outras 121 já se recuperaram da doença.

O hospital é administrado pelo Instituto de Apoio a Políticas Públicas (IAPP), responsável pela adaptação do espaço e por sua gestão, incluindo equipamentos, insumos e contratação de profissionais, por meio do processo administrativo 5175/2020 e contrato 33/2020. O valor global do contrato para o período de quatro meses é de R$ 3.195.304,29, sendo R$ 2 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado Federal Altair Moraes, R$ 600 mil de verba estadual e R$ 595.304,29 liberados pelo Ministério da Saúde.  A documentação específica pode ser encontrada no Portal da Transparência: https://transparencia.ubatuba.sp.gov.br/licitacao/modalidades.php .

Hospital tem 38 leitos de média e baixa complexidade e dois de UTI

Além de enfermarias para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, o Centro de Convenções foi adaptado para ter área de recepção e controle de acesso, laboratório, farmácia, refeitório e banheiros com chuveiros para os profissionais. Uma ambulância UTI também ficará à disposição 24 horas por dia.

A estrutura montada segue todas as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O hospital de campanha não será porta aberta, ele receberá pacientes referenciados pela Santa Casa. A equipe multidisciplinar é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenação de enfermagem, médicos, fisioterapeuta, assistente social, higiene e limpeza, nutricionista, farmacêutica e auxiliar de farmácia, controladores de acesso, equipe de apoio administrativo e de manutenção.

Para ser internado no hospital de campanha, o paciente passará por atendimento médico primeiro na Santa Casa, onde serão feitos os exames necessários, inclusive a coleta para realização do teste PCR para Covid-19, enviado ao Instituto Adolfo Lutz. Somente se houver indicação clínica e médica o paciente será transferido para o hospital de campanha.