Cidades Ilhabela

Ilhabela transforma escola municipal em “gripário”

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela transformou desde ontem, terça-feira(26), a escola municipal Altamira de Castro Vieira Colucci, no alto da Barra Velha, em um “gripário”, para atender pacientes com sintomas de síndrome gripal.

Segundo a prefeitura, a unidade tem com o objetivo de desafogar ainda mais o Hospital Municipal Mário Covas Junior e as Unidades Básicas de Saúde da região, diminuindo o fluxo de pacientes nesses locais. já foram realizados 729 atendimentos de síndromes gripais pela prefeitura.

A prefeitura informou que o gripário do Alto da Barra faz parte das medidas de enfrentamento à propagação do coronavírus. Lá, são atendidos pacientes com sintomas de gripe, e dessa forma não precisarão passar pelo hospital e UBS, evitando assim a exposição e risco de disseminação do Covid-19.

“Com a formação de dois fluxos de atendimentos, podemos eliminar possíveis cruzamentos e transmissão do coronavírus na unidade de saúde”, destaca o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Antonio Galante.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, o funcionamento do segundo gripário vem para agregar ao combate à pandemia. “A abertura do gripário do Alto da Barra envolve uma série de equipamentos e profissionais da saúde, que vão acolher a população do arquipélago”.

Em março, uma tenda foi instalada no estacionamento do Hospital Municipal Mário Covas Junior, sendo o primeiro gripário do arquipélago. Por lá, desde o inicio de suas atividades, já foram realizados 729 atendimentos. “Os pacientes na maioria das vezes nos procuram com sintomas da síndrome gripal, mas durante a consulta acabamos identificando também quadros diferentes ao da síndrome gripal e encaminhamos cada caso ao setor responsável”, explica a gerente de enfermagem, Crisciane de Oliveira Silva.

A E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci, cedida pela Secretaria de Educação, foi adaptada para a construção de um mini gripário, podendo assim receber os pacientes do Alto da Barra.

“O vírus está circulando no arquipélago e a disseminação dele é muito rápida, por isso todos devem continuar obedecendo a quarentena e as medidas restritivas”, finalizou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.