Ilhabela Semana de Vela

45ª Semana de Vela será aberta nesta sexta(20) com programação variada

Tamoios News

O Yacht Club de Ilhabela terá quatro exposições fotográficas, uma delas, de Júlio Cardoso, sobre a passagem das baleias pelo litoral paulista

A 45ª Semana de Vela de Ilhabela será aberta nesta sexta-feira (21), com uma programação intensa. Para receber os velejadores, seus familiares e apaixonados por vela, o Yacht Club de Ilhabela abre as portas com quatro exposições fotográficas. As imagens retratam a forte ligação do homem com a água e a importância da preservação ambiental, uma das bandeiras da maior competição de vela oceânica da América Latina.

Exposição de Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, no Yacht Club Ilhabela

Um dos pontos altos da Semana de Vela de Ilhabela, a passagem das baleias pelo litoral paulista rumo às águas quentes do Nordeste é documentada em belas imagens por Júlio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e idealizador do Projeto Baleia à Vista. Com a coleta e distribuição de informações sobre os cetáceos na região, o projeto quer contribuir para a preservação do ambiente marinho. Além da exposição no Yacht Club de Ilhabela, com fotos inéditas das 40 baleias jubarte avistadas no último mês, Júlio Cardoso fará uma palestra sobre avistagem de baleias e golfinhos em Ilhabela, com a bióloga e fotógrafa Arlaine Francisco. Será no Race Village, dia 25, às 18h30.

“Muita água, muita vida. Pouca água, pouca vida. Sem água, sem vida.” A frase do velejador Sir Peter Blake sintetiza a importância vital da água para a vida no nosso planeta e serviu de mote para as ações do Projeto Água Vida, iniciativa do fotógrafo e velejador Mario Barila. A renda obtida com a venda das imagens do projeto é revertida para as comunidades retratadas por ele, em locais como Ilhabela, Mariana (MG) e até a Patagônia chilena. Participando da Semana de Vela a bordo do clássico Cairu III, Mario também levou para o YCI algumas das imagens do Projeto Água Vida.

Há mais de 20 anos fotografando a Semana de Vela de Ilhabela, Marco Yamin é dono do maior acervo sobre a competição. As imagens do conceituado fotógrafo de esportes náuticos poderão ser vistas e adquiridas pelos visitantes no YCI. “É uma grande honra expor meu trabalho no Yacht Club de Ilhabela, responsável pelo desenvolvimento da Semana de Vela de Ilhabela”, destaca Marco Yamin.

A quarta exposição no YCI vai transportar os visitantes para as águas da Antártica. Biólogo de formação, Charlie Flesch tornou-se um especialista nas viagens para o Continente Gelado a bordo de um veleiro. A exposição “Antártica, o fim do mundo é só o começo” traz algumas imagens dessas travessias. Na segunda-feira (23), às 18h30, Flesch ainda fará uma palestra no mezzanino do YCI sobre como realizou seu sonho de navegar por águas temidas por muitos velejadores.

Programação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Sexta-feira (20)
18 horas – Boletim meteorológico, no Race Village
20 horas – Abertura oficial, no Race Village

Sábado (21)
10 horas – Desfile dos barcos, no Píer da Vila
11h10 – Largada da Regata Alcatrazes por Boreste
11h20 – Largada da Regata Renato Frankenthal
11h30 – Largada da Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste

Domingo (22)
18 horas – Boletim meteorológico, no Race Village
18h30 – Palestra “Expedições” com o navegador Amyr Klink, no Race Village
20 horas – Show do Serial Funkers, no Race Village

Segunda a sexta-feira (23 a 27)
12 horas – Regatas
18 horas – Boletim meteorológico, no Race Village
20 horas – Shows no Race Village

Terça-feira (24)
20 horas – Premiação das regatas Alcatrazes por Boreste, Renato Frankenthal e Ilha de Toque-Toque por Boreste, no Race Village

Sexta-feira (27)
20 horas – Premiação do Campeonato Brasileiro de C-30 e do Torneio de Equipes, no Race Village

Sábado (28)
12h30 – Regatas
20 horas – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela, no Race Village

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.