Cultura Ilhabela

Em Ilhabela, programa de estímulo à Cultura é assinado pelo Prefeito Toninho Colucci

Tamoios News
Foto: PMI

Serão investidos R$ 1 milhão em 32 projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, realizou na última semana, no auditório Pasquale Colucci (Paço Municipal), a assinatura dos termos de fomento dos 32 projetos aprovados no PEC – Programa de Estímulo à Cultura, que investirá R$ 1 milhão em projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural.

O evento contou com a presença do ex-Ministro do Brasil, Aldo Rebelo, que também já foi deputado federal por São Paulo durante cinco mandatos.

Foto: PMI

“É uma honra poder acompanhar esta importante iniciativa ao fomento das políticas públicas culturais. Parabéns ao trabalho do Prefeito Toninho Colucci, pelo trabalho e aos artistas que foram contemplados. Sem dúvidas, quem ganha é a sociedade de Ilhabela”, destacou Aldo Rebelo.

Além do Prefeito Toninho Colucci e do ex-Ministro Aldo Rebelo, fizeram parte da cerimônia de assinatura dos termos de fomento, o vereador Gabriel Rocha e o secretário-adjunto de Cultura, Alexandre Baptista.

“Nosso intuito é fortalecer cada mais as políticas públicas culturais para nossa população. Criar iniciativas onde nossos munícipes possam ter acesso à uma gama maior de cultura em toda a cidade, sem contar na valorização de toda a classe artística da cidade”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A Prefeitura de Ilhabela tem trabalhado para democratizar o acesso aos benefícios para todas as modalidades artísticas. “Nossa intenção é contribuir da melhor forma para que o incentivo chegue nas mãos dos artistas. Temos em Ilhabela, grandes projetos, que com o Programa de Estímulo à Cultura ganham visibilidade e reconhecimento de todos”, destacou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

O Programa de Estímulo à Cultura é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos para incentivar projetos artísticos-culturais na cidade.

Foto: PMI

A iniciativa tem por objetivo fomentar e contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural de Ilhabela, assim como oferecer opções de arte e cultura para toda a população. Os projetos culturais serão realizados em espaços independentes, espaços públicos ou privados e até em plataformas virtuais.

Foram inscritos 67 projetos artísticos nas áreas de audiovisual, artes visuais, incentivo à leitura, teatro, dança, música, circo, culturas populares e tradicionais, voltados à valorização da diversidade cultural.

Para a avalição desses projetos, a comissão de seleção utilizou como critérios: relevância cultural e artística, originalidade e excelência; efeito multiplicador; adequação orçamentária e capacidade de realização; acessibilidade, alcance social e potencial de multiplicação e contrapartida do projeto conforme plano apresentado.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI