Ilhabela Saúde

Ilhabela dá início ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual

Tamoios News
Foto: Vitor de Souza / PMI

Em combate à pobreza menstrual, Prefeitura de Ilhabela inicia distribuição de absorventes. Item estará disponível em escolas da rede municipal e nas Unidades Básicas de Saúde

O Prefeito Toninho Colucci recebeu na manhã desta quarta-feira (22/6), 50 mil absorventes, adquiridos pela Prefeitura de Ilhabela, e que serão distribuídos nas escolas de ensino fundamental II e nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município.

Presente na ocasião, estava a presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Diana Matarazzo, autora da emenda impositiva para a compra dos absorventes. O prefeito Toninho Colucci sancionou em agosto de 2021, a Lei 1.489/2021, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes nas escolas públicas e nos postos de saúde do município de Ilhabela.

“Ilhabela mais uma vez sai na frente. Desde o ano passado o projeto da vereadora e presidente da Câmara, Diana Matarazzo foi aprovado e sancionado, iniciamos então a licitação para a compra dos absorventes, item de higiene fundamental para as mulheres em período menstrual e que muita não tem condições de comprá-lo, agora serão fornecidos gratuitamente nas escolas e nos postos de saúde”.

Com a distribuição dos absorventes, a Prefeitura de Ilhabela pretende reduzir a evasão escolar de alunas em período menstrual por falta de recursos para aquisição de absorventes; evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar motivados pelas faltas em período menstrual; e prevenir doenças causadas pela higiene inadequada no período menstrual em mulheres que não dispõem de condições financeiras para comprar absorventes todos os meses.

Em março deste ano, o Senado Federal promulgou a Lei 14.214/2021, que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal (fonte: Agência Senado)

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI