Cultura Ilhabela

O Novo Museu Náutico de Ilhabela já está de portas abertas ao público

Tamoios News
Foto: Paulo Stefani

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, inaugurou nesta semana, o novo Museu Náutico de Ilhabela, no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade.

“Fiquei surpreso quando assumi a gestão e me deparei com um museu desmontado, com muitas peças deterioradas e algumas até extraviadas. Decepcionante! Hoje, com muita alegria, reabrimos o Museu Náutico de Ilhabela, uma importante conquista que demos início lá atrás e que irá proporcionar mais um atrativo cultural para Ilhabela”, destacou o Prefeito, Toninho Colucci.

O Museu Náutico de Ilhabela exibe uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, além de 21 painéis com informações e imagens dos naufrágios e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando naufrágios desde 1825 até 1990.

Também apresenta a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, de 1900 e maquetes de embarcações.

Foto: Paulo Stefani

Outro destaque do Museu é a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios e organiza as informações com base em documentação recolhida no Arquivo Público do Estado de São Paulo, Museu da Imigração, Porto de Santos, Arquivo do Tribunal Marítimo da Marinha do Brasil, Museu Marítimo de Barcelona, Biblioteca Náutica da Universidad de La Laguna (Espanha), Tyne & Wear Archives & Museums, Museu Nacional do País de Gales e outros.

Naufrágios em Ilhabela

No arquipélago de Ilhabela há registro de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam confirmação, e várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.

Cronologicamente, as documentadas situam-se entre os anos de 1882 e 1990. Quase metade das embarcações naufragaram entre 1900 e 1920. Entre elas, está o navio “Príncipe de Astúrias”, que naufragou em 1916.

Sobre o prédio

Em outubro do ano passado, um dos ícones da arquitetura local e peça fundamental da história da cidade, a antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela passou a ser administrado pela Prefeitura de Ilhabela, numa troca de edifícios, acertada com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela é um edifício antigo, localizado no centro histórico da cidade. Construído em 1914, antigamente no andar térreo funcionava uma cadeia e, no superior, havia o Fórum da cidade.

Seu estilo tem como principal característica a arquitetura eclética. Atualmente, ele é tombado pelo Governo e considerado patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

Foto: Paulo Stefani

Serviço: O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila, centro histórico da cidade e está aberto à visitação, gratuitamente, de segunda a quinta, das 10h às 18h e de sexta à domingo, das 10h às 21h.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI