Esportes Ilhabela

Vai começar a 12ª edição dos Jogos Estudantis de Ilhabela

Tamoios News
Foto: Divulgação PMI

A Prefeitura de Ilhabela realiza de 5 a 19 de agosto, a 12ª edição dos Jogos Estudantis de Ilhabela, com a participação de mais de dois mil estudantes de 15 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, que devem competir em 10 modalidades competitivas.

A abertura será nesta sexta-feira (5/8), às 8h, no Polo de Educação Integrada de Ilhabela – Barra Velha, com a presença das escolas participantes, autoridades e a realização do Festival de Dança.

Os estudantes competirão nas modalidades de futsal, basquete 3×3, vôlei, queimada, bola à torre, frisbee, tênis de mesa, dominó, damas e xadrez. Além disso, serão realizados festivais esportivos, em modalidades como atletismo, ruby e lutas.

“Os Jogos Estudantis são uma competição estudantil importante que promove a prática esportiva e cidadã para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Mais do que revelar talentos no esporte, investimos na formação do cidadão”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

As partidas dos Jogos Estudantis serão realizadas nas unidades escolares e no Ginásio de Esportes “Oscar Schmidt”, na Barra Velha. As competições serão separadas em duas categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais. As disputas definirão a escola campeã e vice-campeã geral de cada categoria. Além disso, será definido, por meio de avaliação feita pelos estudantes, a melhor escola anfitriã de cada segmento.

Promovido pela Prefeitura de Ilhabela, a organização do evento é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes e Lazer.

“As disputas das modalidades são realizadas nas escolas municipais e em espaços esportivos de Ilhabela. Entendemos que a realização das vivências nos ambientes escolares pode favorecer aspectos pedagógicos, como a integração dos estudantes, o respeito ao outro, bem como, possibilitar o desenvolvimento de saberes interdisciplinares, ao permitir a ação e intervenção de inúmeras áreas do conhecimento”, salienta a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

O formato das competições também foi estruturado para favorecer a participação e integração dos estudantes, evitando a hipercompetitividade. As disputas serão organizadas para que todas as equipes tenham a mesma quantidade de jogos, não havendo um campeão por modalidade e sendo premiados todos os estudantes participantes.

Reconhecemos também, a importância e presença dos elementos competitivos durante os jogos, o que pode favorecer o desenvolvimento de habilidades emocionais como superação das frustações e valorização do oponente.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI