Cidades Notícias Ubatuba

Indígena de Ubatuba morre vítima de descarga elétrica de fio de alta tensão

Tamoios News

O indígena Mauro Ailton dos Santos (Ailton Wera), morador da Aldeia Boa Vista de Ubatuba e importante representante da cultura Guarani Mbyá, faleceu no último domingo (12), atingido pela descarga elétrica de um fio de alta tensão, que caiu devido à forte chuva que provocou a queda de árvores.

Nesta segunda-feira (13), diversas pessoas e entidades se pronunciaram. O cacique da Aldeia Boa Vista Marcos Tupã lamentou a morte. “Perdemos um xondaro guerreiro aqui da aldeia Boa Vista. Fazia parte da minha liderança e também na representação como vice-conselheiro de Saúde. Estamos de luto.”

A Fundação Nacional do Índio (Funai) esteve na aldeia hoje e informou que ouviu as lideranças e está investigando o ocorrido. A Funai lamentou a morte e destacou o protagonismo de Ailton enquanto liderança da aldeia, parceiro e articulador.

“A FUNAI/CTL Paraty, lamenta profundamente o falecimento do indígena Mauro Ailton dos Santos morador da TI Boa Vista em Ubatuba. Ailton era conhecido pelo entusiasmo e alegria. Jovem liderança, com nome Guarani “Wera” (relâmpago) que bem traduzia seu protagonismo relevante de líder atuante na luta e defesa dos direitos e conquistas de seu povo. Vá em paz Ailton para o mundo sagrado de Hhanderu”, disse a Funai em sua nota de pesar.

O técnico em Agropecuária da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Paraty (RJ), Cristino Cabreira Machado, manifestou apoio aos familiares. “Mauro Ailton, além de ser um grande colaborador e renomada liderança, era meu amigo pessoal que passei a respeitar pelas qualidades com a causa indígena e das populações Guarani. Era uma importante liderança na atuação de ações de projetos de etno e desenvolvimento cultural, fomento às atividades de produção e proteção territorial e produção de segurança alimentar, apoiando a Funai na organização da comunidade da Aldeia Boa Vista”, disse Machado.

Segundo ele, “a Funai vai prestar apoio aos familiares e acompanhará a investigação do incidente, para garantir os direitos dos familiares e benefícios indenizatórios, e principalmente para tomar providências para prevenir outras ocorrências como essas”.

O Fórum de Comunidades Tradicionais se manifestou por meio de nota: “O Fórum de Comunidades Tradicionais-Angra-Paraty-Ubatuba-FCT se solidariza com a família e com o povo da aldeia Boa Vista pela passagem do grande xondaro Wera Ailton! Que seu exemplo de luta siga inspirando a todos na caminhada nos territórios tradicionais.”

A Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) fez a seguinte manifestação nas redes sociais: “Ailton encantou! O xondaro agora vai tocar seu angu’apu junto de Nhanderu. Que sua passagem seja bela, que possamos ficar com seu legado de dedicação à luta Guarani. Tove’i katu takykue japyta va’ekue, tanhandepy’a guaxu tanhanembaraete. Eaxá porã’i, ropyta va’ekuery ma ndorerexarai ta nde luta gui, tove katu tanhanembraete pavē’ī. Xondaro tenôndegua, grande guerreiro da linha de frente partiu coração de todos seus guerreiros e suas guerreira xondaria’i kuery. Tove katu epytu’u porã’ì. Descanse em paz xeruvixa’i!”

A Prefeitura divulgou um texto sobre as chuvas, informando a lamentando a morte do morador da cidade. O presidente da Câmara de Ubatuba publicou uma nota lamentando o falecimento. “Meus sentimentos e condolências a toda família Guarani Mbyá”, escreveu no trecho final.

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART) também publicou hoje uma nota de pesar. “Deixamos nossas condolências a toda família Guarani Mbyá e nossos agradecimentos a Airton que tanto contribui com a cultura indígena em Ubatuba!”

O portal Tamoios News questionou a concessionária de energia elétrica da cidade, Elektro, sobre a morte do indígena, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.