Cidades São Sebastião

Investigado pela PF em desvios de mais de 100 milhões, Ernane Primazzi lança candidatura a prefeito 

Tamoios News

A convenção do Partido Social Cristão (PSC) realizada na sexta-feira (11/9) confirmou a candidatura de Ernane Primazzi a prefeito da cidade de São Sebastião, e do morador do bairro de Cambury  Nelson Falenski a vice.

Ernane Primazzi  governou a cidade de São Sebastião por dois mandatos 2009 a 2016.  Em 29 de novembro de 2017 a  Polícia federal (PF), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público (MP) deflagraram a “Operação Torniquete”, que investiga uma organização criminosa responsável pelo desvio de recursos de mais de R$ 100 milhões. As irregularidades teriam sido cometidas durante as gestões do ex-prefeito.

Segundo os investigadores as fraudes envolviam o alto escalão do governo municipal e eram coordenadas pelo então prefeito. Foram 39 mandados de busca e apreensão em Órgãos Públicos Municipais, Empresas e Residências.  Em São Sebastião foram realizados mandados na casa do ex-prefeito Ernane Primazzi (PSC), do ex-secretário de Habitação Roberto dos Santos e do Urandi Rocha Leite ex-secretário de Administração e Saúde. 

Os desvios teriam ocorrido por meio de superfaturamento de serviços, serviços remunerados e não realizados, ou serviços prestados com qualidade ou quantidade inferior à estipulada no contrato. Foram detectados cerca de R$ 400 milhões em contratos públicos suspeitos. De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início em 2016 para apurar denúncias de desvios de recursos públicos repassados pelo município ao Hospital de Clínicas de São Sebastião.

Durante  a investigação, além de irregularidades na intervenção havida no Hospital de Clínicas, a PF descobriu “um cenário de corrupção sistêmica, envolvendo secretarias municipais e contratos firmados com diversas empresas prestadoras de serviços”.

Ernane oficializou a chapa do PSC em uma live. “Eu Ernane estou saindo candidato a prefeito, o Nelson de Cambury vai sair como vice,  chapa pura do PSC , junto com todas as pessoas que nos ajudaram, e com todos vocês que com certeza irão somar com a gente para retomar novamente o crescimento de São Sebastião, retomar a autoestima do povo, a direção certa para que a gente não viva mais nessa pandemia econômica que se instalou na nossa cidade. Neste 11 de setembro, a gente veio pra cá não foi pra derrubar as torres gêmeas não, viemos aqui pra derrubar a corrupção, derrubar a má intenção, derrubar o esquema instalado na nossa cidade”, concluiu.

Nelson Falenski, foi candidato a vereador em 2016, hoje trabalha como vigia de um condomínio na Costa Sul da cidade e participa da pastoral da Igreja Católica.

Arquivo Tamoios News: https://www.tamoiosnews.com.br/noticias/cidades/sao-sebastiao/policia-federal-aponta-envolvimento-de-ernane-e-vereadores-em-desvio-de-recursos-publicos/