Cidades São Sebastião

Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais terminou ontem (4) com reuniões entre PM e Marinha

Tamoios News

Evento contou com a participação de Gabriel Zahora, capitão do Corpo de Bombeiros de Fort Lauderdale (EUA)

Foi encerrada, nesta quarta-feira (04), a Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais, realizada pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a cidade-irmã, Fort Lauderdale (EUA).

O evento foi concluído com reuniões do capitão do Corpo de Bombeiros de Fort Lauderdale (EUA), Gabriel Zahora, com os comandos da Polícia Militar e da Marinha do Brasil no município.

Zahora participou de reunião com o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Fabrício Ricardo Paluri Cunha, responsável pelo policiamento em São Sebastião e Ilhabela.

O encontro foi no Batalhão da PM. Conversaram sobre segurança pública e Paluri citou os excelentes resultados obtidos pelos policiais militares, em parceria com demais forças de segurança para garantir a segurança à população. O município é considerado o quinto mais seguro do Brasil.

Na sequência, a autoridade de Fort Lauderdale reuniu-se com o Capitão de Fragata André Luis Abreu Castelo Soares, delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião e conheceu o trabalho realizado pela Marinha do Brasil no município.

Antes, a jornada foi iniciada com reunião técnica na FASS (Faculdade São Sebastião- Cruzeiro do Sul) com toda equipe de urgência e emergência do Complexo Hospitalar de São Sebastião e todas as frentes dos hospitais de Clínicas de São Sebastião (do Centro e da Costa Sul), UPA (Unidade Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) e Diretoria de Saúde Bucal da Prefeitura de São Sebastião.

Protocolo

A vinda da autoridade de segurança a São Sebastião faz parte de um protocolo entre as cidades-irmãs. A jornada foi realizada de 27 de abril a 04 de maio.

Zahora está diretamente envolvido no Departamento de Operações Especiais, sendo membro das equipes de Resgate Técnico (TRT), Materiais Perigosos (HAZMAT), Resgate Aéreo e Combate a Incêndios (ARFF) e Combate a Incêndios e Mitigação Marítima (MARINE).

Desde que chegou o capitão Gabriel participou de uma série de atividades, entre elas, reuniões na Secretaria de Saúde (SESAU), com as forças de emergência, na Central de Regulação do SAMU, com equipes do SAMU, na Costa Sul, fez visita técnica ao Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga, e treinamento teórico no Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar), em Maresias, Costa Sul, além de reuniões técnicas com a Defesa Civil do município e com o COI (Centro de Operações Integradas).

A jornada teve cinco módulos:

1) Investigação e análise de risco: identificar as vulnerabilidades e deduzir como ela poderia ser afetada pela materialização dos riscos;

2) Mitigação: desenvolvimento de métodos para elaborar programas de trabalho para prevenir, evitar, mitigar ou interceptar as consequências dos perigos;

3) Preparação: mecanismos para treinar e equipar, tanto a comunidade, quanto as forças de segurança para planejar uma resposta de emergência;

4) Resposta: procedimentos, logística, coordenação e mecanismos de trabalho, tanto para o equipamento do Estado, como em sua interação com o setor privado e sistema de comando de incidentes;

5) Recuperação: provisão de recursos materiais, humanos e gestão financeira, articulação com seguros, voluntários e doações.

Crédito Foto: André Santos\ Pmss

Fonte: Departamento de Comunicação PMSS / Secretaria de Governo