Caraguatatuba Cidades

Ladrões furtam estabelecimentos fechados e residências de veraneio na quarentena

Tamoios News
Ruas vazias devido a quarentena facilita ação dos ladrões

No período da quarentena têm ocorrido furtos em estabelecimentos comerciais proibidos de funcionar devido a pandemia e, também, em casas de veraneio, cujos proprietários não utilizam desde o início do isolamento social decretado pelo estado.

Os furtos ocorrem no período noturno quando é reduzida a circulação de carros e pessoas pelas ruas do centro e nos bairros por causa da quarentena.

Um estabelecimento comercial localizado no centro de Caraguatatuba foi furtado duas vezes desde o início da quarentena. Os ladrões retiram, inclusive, as esquadrias de alumínio da cozinha e parte da fiação do estabelecimento.

Em uma escola particular, também, fechada devido à quarentena, os ladrões arrombaram a porta e levaram um computador. Em outro dia, tentaram entrar pelo telhado, chegaram a quebrar as telhas, mas não concluíram o furto por algum motivo, talvez, pela presença de pessoas nas proximidades.

Em uma casa de veraneio no bairro de Massaguaçu, também, em Caraguatatuba, os ladrões levaram tudo o que podiam levar. A proprietária que não visitava a cidade há algum tempo, por causa da quarentena, constatou o furto recentemente e fez queixa na delegacia. Muitas vítimas, no entanto, não tem registrado boletim de ocorrência.

Os ladrões estão furtando até prédios públicos. Em São Sebastião, no sábado passado, dia 27, foram furtados cabos de cobre, fusíveis e disjuntores da Praça João Eduardo de Morais, localizada no bairro da Enseada, Costa Norte do município.

Segundo a prefeitura local, o bairro da Enseada tem sofrido constantes atos de vandalismo nos últimos 30 dias. Esta já é a terceira ocorrência em menos de 30 dias. A Guarda Civil Municipal (GCM) tem intensificado as rondas na Enseada para reduzir possíveis ações criminosas.

PM

O capitão Daniel Lemes Garcia, chefe da Divisão Operacional do 20º Batalhão da Policial Militar no Litoral Norte, disse que, as casas de veraneio e comércios são alvos preferências dos criminosos, mas que com a menor circulação de pessoas devido a quarentena, teria havido uma queda acentuada no registro de furtos na região.

O capitão Daniel divulgou as estatísticas da PM comparando maio e junho do ano passado com o mesmo período deste ano.

Em Caraguatatuba foram registrados em maio do ano passado 167 furtos e em junho do mesmo ano, 145 ocorrências deste tipo. Em 2020, foram 84 furtos em maio, queda de  50% e  72 em junho, uma redução de 50%.

Em São Sebastião foram 75 furtos em maio e outros 84 em junho do ano passado. No mesmo período este ano, segundo a PM, foram 41 em maio(redução de  46%) e outros 41 em junho( queda de 51%).

Em Ubatuba teria havido uma queda nos furtos de 40% no mês de maio(50 ocorrência este ano e 84 no ano passado) e de 66% de junho( 27 furtos este ano e 80 no ano passado).

Em Ilhabela, foram 27 furtos em maio e 11 em junho. No mesmo período de 2019, foram 40 e 45. Segundo a PM , uma redução de 33% de furtos em maio e de 76% em junho.

Segundo o capitão Daniel, na quarentena a PM não reduziu suas operações. “Continuamos com as operações, só diminuímos contatos desnecessário que possam propiciar contaminação. Todos os policiais possuem EPI e estão treinados para atuar com segurança neste momento”, afirmou.