Cidades Ilhabela

Mais de 300 empresários já solicitaram ajuda emergencial pela Prefeitura

Tamoios News

Começou nesta quinta-feira a solicitação do benefício para empresário apto a participar do Programa Emergencial Ilhabela Unida pela Geração de Renda. Empresários que fizeram consulta e estão em dia com os débitos fiscais poderão requerer os benefícios

Os microempreendedores que já estão com o documento de regularidade fiscal à mão começaram a solicitar, nesta quinta-feira (18), os benefícios previstos no Programa Emergencial Ilhabela Unida pela Geração de Renda: cartão no valor de R$ 1 045, 00 mensais e uma cesta básica para os empregados, ambos por três meses.

Poderão fazer os pedidos dos benefícios, os microempreendedores que atenderam a primeira fase prevista na lei de criação do programa, ou seja, os empresários que providenciaram a consulta da situação fiscal das empresas e demonstraram não haver débitos fiscais com o município. Nessa primeira fase havia sido disponibilizado, desde o dia 10 de junho, um sistema para a consulta da situação fiscal das empresas. Até nesta quarta-feira ocorreram aproximadamente 300 pedidos.

O secretário de Gestão Financeira, Fernando Cresio, fez questão de lembrar que o empresário deve requerer apenas uma Certidão de Regularidade Fiscal por CNPJ, ou seja, solicitar apenas uma vez, uma única certidão por CNPJ. “Há pessoas pedindo, desnecessariamente, mais de uma vez, o que atrapalha a agilidade no atendimento da equipe”. explicou.

Nesse segundo passo, os empresários farão os pedidos dos benefícios pelo novo site disponibilizado pela prefeitura: https://apoioempresas.ilhabela.sp.gov.br .

Essa segunda etapa somente é possível após conclusão do primeiro passo, da solicitação do Requerimento de Situação Fiscal, feito por outro site disponibilizado pela prefeitura.

De acordo com a lei, agora os empresários interessados em serem beneficiados pelo programa precisam anexar os seguintes documentos: GFIP (que comprova os nomes dos funcionários registrados pela empresa), alvará municipal, cartão do CNPJ e Certidão da situação fiscal. E, se for pedir o cartão alimentação, uma declaração do contador de hipossuficiência (ausência de recursos para sustentar e arcar com responsabilidades financeiras).

As empresas já estão listadas no site da prefeitura, por meio do CNPJ. Se por acaso o CNPJ da empresa não tiver listado, o interessado deverá entrar em contato com a prefeitura.

Pelo programa, criado pela prefeitura para destinar recursos às empresas da cidade e combater o aumento do desemprego em tempos de crise da pandemia da Covid-19, serão concedidos mensalmente um salário mínimo por beneficiário empresário, por meio de depósito em cartão no valor de R$ 1 045,00, e uma cesta básica por colaborador registrado nas Microempresas (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), desonerando a empresa.

A intenção do governo municipal é socorrer, por três meses, os microempresários e empresas de pequeno porte, prejudicados pela crise econômica deste período de enfrentamento da proliferação do coronavírus, que culminou com medidas de restrição há muitos setores comerciais.

O secretário de Gestão Financeira, Fernando Cresio, lembrou que esse programa atende os microempreendedores. “É importante ressaltar que não serão atendidos MEIs (Microempreendedores Individuais), os trabalhadores informais, os autônomos, etc., que já foram contemplados no programa Ilhabela Unida pelos Trabalhadores.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, falou sobre o momento atual. “É preciso haver um compromisso de todo mundo nessa retomada econômica, entendermos que vivemos um problema mundial, na saúde e nas dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias e as empresas. Graças a Deus, Ilhabela tem condições, como poucos municípios, de dar esse suporte para os trabalhadores e para as empresas, para cumprirem o isolamento social em casa terem uma retomada mais segura, mais tranquila”.

Bianca Colepicolo também reafirmou que o Programa Emergencial Ilhabela Unida pela Geração de Renda é uma continuação do Programa Ilhabela Unida pelo Trabalhador, “É uma correção, continuidade do outro, que ajudou os trabalhadores que são MEIs (Microempreendedores Individuais), os trabalhadores informais, os autônomos, etc. Ficou faltando ajudar os microempreendedores. Pelo princípio de isonomia, precisamos ajudá-los também. É uma necessidade. Temos que entender que o fato deles serem sócios de microempresas não significa que terão condições, caixa, para se manter e ainda pagar aluguéis e salários de funcionários nesse período de crise”, concluiu.

Esse é mais um programa criado pela prefeitura com o objetivo de ajudar ainda mais os cidadãos prejudicados pela pandemia da Covid-19. O outro programa, de socorro ao trabalhador, o Ilhabela Unida pelo Trabalhador, representa um investimento de R$ 24 milhões, em três meses, por meio da entrega de cartão no mesmo valor do novo programa e mais um Auxílio Aluguel Emergencial, no valor de R$ 960,00.