Cidades Ilhabela

Marinha do Brasil realiza fiscalização nas poitas do Saco da Capela em Ilhabela

Tamoios News

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (DelSSebastião), comandada pelo capitão de fragata Adriano Vieira de Souza, realizou nesta quinta-feira 04/02, uma ação de fiscalização nas poitas localizadas no Saco da Capela, em Ilhabela/SP, com fundamento na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, Lei nº 9.537/97, e em seu Decreto nº 2.596/98.

A fiscalização teve como propósito a retirada de boias irregulares que, por não estarem devidamente dimensionadas para as embarcações amarradas, apresentavam risco em potencial para a segurança da navegação e dos banhistas naquela área. O acúmulo de boias posicionadas irregularmente gerou uma alta incidência de embarcações colidindo umas com as outras, principalmente em casos de mau tempo.

A ação teve a participação de fuzileiros navais e mergulhadores da Marinha, que encontraram algumas situações irregulares, principalmente na atracação de lanchas e veleiros, notificando proprietários e buscando organizar melhor o local para garantir a ordem da Lei e a segurança de todos.

Como resultado da ação, foram removidas 38 poitas irregulares. Os proprietários das poitas removidas e/ou notificadas deverão comparecer à Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião em até 8 dias para regularizar a situação.