Cidades São Sebastião

Moradores da costa sul promovem ato em repúdio à violência contra a mulher

Tamoios News
Júlia Rosemberg será novamente homenageada, desta vez, pela Associação de Mulheres da Costa Sul

A Associação das Mulheres da Costa Sul de São Sebastião promove uma manifestação neste sábado em homenagem a jovem Júlia Rosemberg, de 21 anos, morta no domingo(5), quando percorria uma trilha entre os bairros de Paúba e Maresias. Na última quarta(8), a jovem foi homenageada por um grupo de mulheres surfistas da costa sul.

A manifestação terá início às 9 horas, na Praça do Surf, um dos principais pontos turísticos de Maresias. Haverá uma homenagem à Júlia Rosemberg e um ato em repúdio à violência contra a mulher.

Segundo a advogada Jaqueline Oliveira, serão homenageadas, além de Júlia, todas as mulheres que foram mortas vítimas de violência na costa sul, desde 2010.

“É uma manifestação contra a violência praticada contra a mulher”, disse a advogada Jaqueline Oliveira, uma das organizadoras da manifestação. A associação tenta implantar um abrigo para acolhimento de mulheres vítimas da violência na costa sul.

Os organizadores pedem que as pessoas compareçam ao ato usando máscaras e respeitem o distanciamento social devido a pandemia do novo coronavírus.

 

Morte

A jovem, que morava na capital e passava a quarentena na costa sul, saiu no domingo(5), por volta das  7 horas da manhã, para percorrer a trilha.

O último contato com o celular dela ocorreu por volta das 8h20 da manhã, quando ela  estava em Maresias. Como a jovem não retornava para casa, os bombeiros foram acionados. A família e amigos, também, postaram fotos dela nas redes sociais pedindo informações sobre o paradeiro de Júlia.

No domingo, os bombeiros não encontraram nenhuma pista da jovem. Retomaram as buscas na manhã desta segunda-feira(6) e localizaram o corpo dela semienterrado e coberto por folhagens, próximo a uma caixa d’água da Sabesp.

Segundo informações da polícia, a jovem estava com a máscara de proteção que utilizava dentro da boca e uma cinta, que segundo consta, seria da sua pochete, amarrada na garganta.

A pochete, o tênis e o celular da jovem não foram localizados no local. O corpo foi recolhido e encaminhado ao IML(Instituto Médico legal) de São Sebastião. O laudo sobre as causas da morte dela deverá ser divulgado possivelmente nesta terça-feira(7).

Ainda, segundo a polícia, a jovem não aparentava ferimentos no corpo, apenas as marcas causadas pela asfixia no pescoço. Tudo indica que ela possa ter sido estrangulada. Ainda não se sabe se a jovem teria sofrido violência sexual.

O IC(Instituto de Criminalística) analisa o material recolhido na jovem e no local do crime para buscar pistas científicas que possam identificar o autor do brutal assassinato. Na segunda-feira(13), deverá ser divulgado o laudo pelo IC.

Um homem suspeito está preso. Ele foi preso após atacar uma mulher em Ilhabela. Após ser preso pela PM, teria alegado aos policiais ser o responsável pela morte da jovem em São Sebastião.  A polícia civil está averiguando o caso.

A polícia, também, procura um outro homem que foi visto percorrendo a trilha, no mesmo horário em que Júlia Rosemberg se encontrava nela. Ele aparece nas imagens, mas ainda não foi localizado para ser ouvido pela polícia.