Cidades São Sebastião

Moradores organizam manifestação em frente a construção irregular do Prefeito de São Sebastião

Tamoios News

Os moradores da Baía do Araçá estão a cada dia mais revoltados com as atitudes do Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, e estão organizando uma manifestação pública “pela não ocupação da área de marinha no Porto Grande”, neste sábado (20/4) às 10h e na terça-feira (23/4) às 16h00, na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1618.  A revolta dos moradores, além das desapropriações, se deve ao discurso do prefeito na inauguração da Arena Esportiva no Pontal da Cruz, na noite de quarta-feira (17/04), em que mencionou sobre as construções em cima do mar realizadas pelos proprietários do Araçá.

Segundo os moradores, a propriedade do prefeito Felipe Augusto, na praia do Porto Grande, local em que se instalou uma Marina para moto aquática e um restaurante, está dentro da Área de Marinha. A construção é irregular, avança a faixa de areia e o mar chega a entrar no estabelecimento comercial.

Em seu discurso na inauguração do Centro Esportivo, Felipe Augusto também criticou os ambientalistas que são contra as desapropriações da Baía do Araçá:  “Uma coisa que eu acho estranha não estou vendo os ambientalistas aparecerem para defenderem um bioma chamado Araçá. Se é um berço da natureza, se é um berço de diversas especiais aquáticas, marítimas, como caranguejo, marisco e berbigão, porque estão defendendo a permanência de empresas? Porque estão defendendo obras que não tem autorização da prefeitura?  Porque estão defendendo esgoto in natura jogado no Araçá? Porque estão defendendo consumo de drogas?  Se é para defender o meio ambiente, vamos fazer com responsabilidade, o mangue está sendo destruído, vamos recuperar o mangue. Eu mandei  para Câmara um projeto de Lei que autoriza a pagar o valor de mercado daqueles imóveis, o presidente da câmara arquivou o processo, vai ter que pagar o valor de indenização.”

E no mesmo dia Felipe Augusto publicou em sua rede social, quatorze fotos tiradas nas áreas da Baía do Araçá, expondo algumas construções, embarcações, pneus, entulhos e um até córrego, que disse estar poluído.

Para alguns moradores, o prefeito mostra incompetência como gestor público, no final de seu segundo mandato menciona os problemas existentes no Araçá e ainda quer responsabilizar os ambientalistas. “Onde estão os fiscais da Secretaria de Obras que não tomaram nenhuma providência sobre as construções que não tem autorização? Onde estão os fiscais do meio ambiente que permitem poluir um mangue, e não autuaram os responsáveis que depositaram entulhos próximo a uma área de preservação permanente? E cadê o trabalho de educação ambiental para auxiliar os moradores quanto ao descarte correto de resíduos, principalmente pneus.  E a Secretaria de Segurança Pública, com os Guardas Municipal, em que o prefeito insiste em chamar de “polícia municipal”,  sabem sobre o consumo de drogas na região do mangue e nada fazem!”

Onde o prefeito Felipe Augusto estava que só agora viu todos esses problemas e não tomou nenhuma providência.

A reportagem do Tamoios News, enviou questionamento para a prefeitura de São Sebastião, sobre existência de autorização para construção na área de Marinha, mas, não recebeu resposta até a publicação da materia.

Redação/Tamoios News