Caraguatatuba Cidades

Moradores reclamam do mau cheiro do descarte de terra de vala no bairro Poiares

Tamoios News
Descarte de terra com mau cheiro no bairro Poiares

Simone Rocha

A dona de casa Valdirene Aparecida dos Santos entrou em contato com o Portal Tamoios News, em nome de todos os vizinhos da rua em que mora, no bairro Poiares, em Caraguatatuba, para reclamar do descarte de terra de uma vala de esgoto, que está em obras na rua José do Patrocínio. “Eles estão tirando terra da vala e estão colocando esse material que tem um cheiro muito forte de fezes, ao lado de nossas casas, num local movimentado, cheio de residências, sendo que pagamos nossos impostos e também esgoto”, afirma Valdirene. Segundo a moradora, a movimentação dos caminhões começa por volta das 7 horas da manhã, inclusive aos finais de semana. “Já chegaram a trabalhar aos domingos. Isso já tem mais de seis meses. Não aguentamos mais”, reclama.

Sabesp
A Sabesp informou ao Tamoios News que a obra em questão não tem qualquer relação com os serviços prestados pela Companhia no município.

Prefeitura 
A prefeitura de Caraguatatuba informou  que está em andamento no local as obras de drenagem das Avenidas Prudente de Moraes e Rua João Jacinto da Silva até a Avenida Brasília.  Segundo a Secretaria de Obras Públicas, as galerias pluviais antigas (que recebem água da chuva) estão sendo trocadas por uma tubulação pré-moldada que vai beneficiar os bairros Poiares, Tinga e Jardim Jaqueira, região central da cidade. Justificou o mau cheiro pelo fato dos moradores terem efetuado o despejo irregular de esgoto doméstico nessas galerias de águas pluviais e, por isso, quando o material que ficou impregnado foi retirado acabou gerando mau cheiro e causou esse mal-estar. Diante da reclamação, a Secretaria de Obras informou que vai buscar um novo local para colocar esse material do descarte. A obra deve ser concluída em seis meses e tem um investimento superior a R$ 10,2 milhões.