Cidades Ubatuba

Polícia Ambiental realiza operação contra extração ilegal de areia em Ubatuba

Tamoios News

Nesta quinta-feira (04), equipes da Polícia Militar Ambiental realizaram operação com vistas à mineração ilegal na região dos bairros Corcovado e Folha seca, em Ubatuba. Os dois bairros são alvos de denúncias de extração ilegal de areia, terra e outras degradações ambientais. Foi desencadeada uma ação furtiva com o intuído de localizar os possíveis infratores, sendo fiscalizados cinco pontos de possível extração de areia. Foi localizado um local com areia depositada às margens de um rio, no bairro Folha Seca, porém não havia ninguém no local. Com apoio da prefeitura municipal de Ubatuba, o material ilegal foi recolhido.

A mineração ilegal é um problema que assola todo o território brasileiro. O crescimento populacional e a construção civil corroboram com a exploração desenfreada dos minérios. A extração irregular, entre várias consequências, contribui com a formação de inundações, proliferação de insetos, desvios dos cursos d’água, desmatamento, além de vários outros problemas que são vistos com frequência na região do Litoral Norte. A conscientização e uso de materiais legais colaboram com a preservação do meio ambiente e auxiliam o poder público na preservação da vida.

Nesta operação ninguém foi preso. Porém, foram elaborados cinco Autos de Infração Ambiental, referente a outras degradações constatadas na região, totalizando R$1.614,00 reais de multa.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Fonte: Assessoria da Polícia Militar Ambiental