Cidades São Sebastião

Polícia Ambiental realiza Operação Guará-Vermelho

Tamoios News

 

Em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, que acontece no dia 26 de julho de 2020, o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo desencadeará nesta quarta-feira(22), a Operação Guará Vermelho, no litoral de São Paulo.

O guará-vermelho (Eudocimus ruber), é uma ave típica dos manguezais e que representa as condições de preservação desse ecossistema costeiro, esteve extinta no Estado de São Paulo na década de 50; especialmente nas regiões do Porto de Santos e do polo industrial de Cubatão. Após a reintrodução de algumas aves da espécie, provenientes de outras regiões, e da preocupação e seriedade da fiscalização ambiental, hoje, já é possível ver uma boa quantidade desses animais em nossa região!

É sabido que o desenvolvimento NÃO sustentável e as invasões desenfreadas causam grande pressão e degradação nos manguezais. Dessa forma e em consonância com o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista a 1ª Companhia e a 5ª Companhia Marítima do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental atuarão em conjunto visando coibir e reter as invasões nas áreas de manguezal, a pesca predatória do Caranguejo-Uça (Ucides Cordatus) e o descarte de lixo nesse ecossistema costeiro.