Caraguatatuba Cidades

Polícia Ambiental resgata pássaros com sinais de maus tratos em Caraguatatuba

Tamoios News

A Polícia Ambiental resgatou quatro pássaros que eram mantidos em cativeiro em Caraguatatuba. O proprietário foi multado em R$ 2 mil e as aves, após reabilitação na Fundação Animália, serão soltas.

A ocorrência foi registrada nesta segunda(22), no bairro Martim de Sá. Durante o patrulhamento ostensivo preventivo no bairro, os policiais visualizaram uma residência com gaiolas penduradas no quintal.

Na residência, os policiais constaram que o proprietário possuía 04 (quatro) aves, sendo: 01 sabiá laranjeira, 01 sabiá da mata, 01 coleirinho papa capim e 01 periquito verde , todos os pássaros estavam sem sinais de maus tratos e com os recipientes com alimentação e água.

O proprietário ao ser questionado referente a autorização dos órgão competentes para criação, informou não possuir autorização para criação amadora de passeriformes.

Diante do exposto foi confeccionado o Auto de Infração Ambiental com base no Artigo 25 paragrafo 3º inciso III da Resolução SMA 048/2014, “por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre”, valorado com multa de R$ 2.000,00 e responderá criminalmente conforme o disposto no paragrafo 1º, inciso III do art. 29 da Lei 9.605/98 “Lei de Crimes Ambientais”.

As aves silvestres foram resgatas para serem destinadas ao CETAS FUNDAÇÃO ANIMALIA para readaptação e posterior soltura em seu habitat.