Cidades Notícias

Polícia Civil lança edital para contratação de 250 delegados

Tamoios News
Foto: Ciete Silvério/ Governo de São Paulo
As inscrições se iniciam às 10 horas do dia 21 de março e a remuneração inicial é de R$ 10.382,48
A Polícia Civil lançou um edital para a contratação 250 delegados de polícia que irão atuar em diversas regiões do Estado de São Paulo. As inscrições estarão abertas a partir das 10 horas do dia 21 de março até 23h49 de 28 de abril ano e terão que ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Fundação Vunesp. O valor da taxa é de R$ 105,50.

O novo certame foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser conferido na íntegra no caderno Executivo I, seção Concursos, a partir da página 172.  As vagas tinham sido autorizadas conforme despachados do governador em 2019 e 2021, Do total, 5% delas são destinadas, conforme a lei, às pessoas com deficiência.

A classificação obtida no curso de formação técnico-profissional determinará a ordem da escolha das vagas nas unidades do Estado.
Pré-requisitos
Entre os pré-requisitos para participar da seleção estão: ter no mínimo 18 anos completos;ser  brasileiro  nato,  naturalizado  ou,  em  caso  de  nacionalidade  portuguesa,  estar  amparado  pelo  estatuto  da  igualdade entre brasileiros e portugueses; não ter antecedentes criminais; estar em dia com serviço militar e com os direitos civis e políticos, ter habilitação, no mínimo, na categoria “B” para condução de veículos automotores, ter formação específica de ensino superior de bacharelado em Direito, certificada por diploma universitário reconhecido pelo órgão ou instituição competente, na forma da legislação aplicável e ter comprovação de, no mínimo, dois  anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil.
Das etapas do concurso a formação 
O concurso será realizado em cinco fases que incluem: prova preambular, prova escrita, comprovação de idoneidade e conduta (mediante investigação social), prova oral e prova de títulos.
As etapas seguintes incluem as nomeações e posse e, posterior, início do curso na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses.
Policiais em formação e outros editais
Atualmente, já estão em formação mais de 250 policiais civis de diversas carreiras, com formaturas previstas para o 1º e 2º semestre já deste ano.
Além deste edital, já foram lançados outros três com um total de 900 vagas para investigadores; 1,6 mil para escrivães e 189 para médicos legistas. As inscrições começam a partir de março deste ano.
Fonte: SSP