Cidades Notícias

Polícia Militar Ambiental Marítima divulga balanço de 2021, com mais de 1.800 ocorrências

Tamoios News

Com oito anos de existência, a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima, subordinada ao 3°BPAmb, atua nos mares, rios e portos do Litoral de São Paulo, bem como a bacia do Rio Ribeira de Iguape, com a missão de proteger e preservar a fauna ictiológica, destacando as espécies em risco de extinção e em períodos de defeso, contra a pesca ilegal e predatória, sobretudo nas dezenas de áreas de proteção ambiental marinha de todo o litoral paulista, além do combate direto a pirataria, levando mais segurança a sociedade no meio aquático, sendo referência, detentores e multiplicadores de conhecimento na esfera de Policiamento Náutico.

Com mais de 1.800 ocorrências atendidas durante o ano de 2021, entre Boletins de Ocorrência Ambiental e Termos de Vistoria Ambienta, sejam ambientais, criminais, apoios, resgates, solturas de animais marinhos entre outros, apreendeu 360 redes de pesca ilegal, totalizando 61 quilômetros de rede, 597 petrechos de pesca, 150 embarcações pesqueiras, e demais materiais envolvidos em crimes ambientais. Foram apreendidas quase 90 toneladas de pescados oriundos da pesca ilegal e predatória, destes, mais de 27 toneladas são de camarão, 04 toneladas de polvo e o restante são peixes diversos, crustáceos e moluscos.

Em praticamente todas as redes de pesca recolhidas, foram realizadas solturas de espécies marinhas emalhadas, ainda com vida, como peixes, crustáceos, equinodermos, raias, etc, corroborando para a preservação do Meio Ambiente, em prol da coletividade.

Todo o pescado apreendido foi doado a dezenas de instituições filantrópicas e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o litoral Paulista, fazendo assim o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo, beneficiando milhares de famílias carentes e em situação de risco.

Ao longo do ano, também foram devolvidos ao seu habitat natural, aproximadamente 10.000 Caranguejos e Siris, oriundos da captura e comércio ilegal destes crustáceos.
Resgate de baleia emalhada, golfinho encalhado, pessoas em embarcações a deriva e em situações de risco, captura de procurado, apreensões de drogas e armas, localização de embarcações e motores roubados, infração aduaneira e outros ilícitos penais também fizeram parte do dia-a-dia dos Policiais Militares desta unidade especializada no ano de 2021, tudo resultado do Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Náutico constante, trabalho fundamental para a manutenção da ordem no meio aquático e preservação do Meio Ambiente Marinho.

Outros números expressivos no ano de 2021 foram: mais de 6.000 pessoas abordadas, sendo mais de 4.000 pescadores, a bordo das 1.672 embarcações abordadas, as quais foram fiscalizadas, resultando em 384 autuados e 464 Autos de Infração Ambiental.

Foram fiscalizados 1.141 Comércios de Pescados e 296 veículos de transporte de pescado, bem como realizada 2.878 fiscalizações de Pesca na Costeira e Mar Territorial, sobretudo nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha, Parque Estadual Marinho Laje de Santos e demais Unidades de Conservação de todo litoral paulista.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Militar Ambiental Marítima de SP