Caraguatatuba Cidades Notícias

Prancha de surfe é encontrada durante limpeza de bueiros em Caraguatatuba

Diariamente, equipes da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), percorrem locais da cidade para realizar a limpeza de bueiros (bocas de lobo) e facilitar o escoamento de águas pluviais, onde muitas vezes são entupidas por descarte irregular da própria população. Um fato curioso ocorreu na última terça-feira (22) quando uma prancha de surfe foi encontrada dentro de um bueiro no bairro Travessão.

Segundo a Sesep, as demandas de limpeza de bueiros ou desassoreamento de córregos e valas são feitas através das solicitações pela Central 156 ou seguindo uma programação rotineira das equipes de limpeza urbana.

Neste caso, um munícipe fez a solicitação na Central 156 alegando que o local estava com pontos de alagamentos. Foi quando a equipe presenciou o objeto e demais resíduos que impediam a passagem de águas pluviais para o sistema de drenagem.

Em 2021, a Sesep recolheu mais de 11 mil toneladas de resíduos descartados incorretamente pela população e fez a limpeza de 234 bueiros para evitar alagamentos.

Descartar resíduos irregularmente em vias públicas é crime, sujeito à multa, e as denúncias podem ser feitas pelo Canal 156. Se houver foto e endereço do morador, facilita a autuação da fiscalização.

O descarte correto deve ser feito nos Ecopontos instalados nas três regiões da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Materiais recicláveis são recolhidos pelo serviço da Coleta Seletiva, porta a porta nas residências de toda cidade. A programação fica disponível no site: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba