Cidades

Pré-conferências de Assistência Social começam dia 13

Luciano Vieira/PMSS
Luciano Vieira/PMSS

Reuniões ocorrerão nas três regiões da cidade e moradores estão convidados a participar

A voz da população será ouvida de costa a costa no município de São Sebastião

Na próxima segunda-feira (13) começam as três pré-conferências para eleição de delegados que representarão o município com o objetivo de discutir diretrizes para as Conferências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As pré-conferências são realizadas pelo Conselho de Assistência Social com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social.

Também são propostas novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos sócio-assistenciais de seus usuários.

Nas conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências Municipais, observadores e convidados credenciados. Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política.

Segundo a coordenadora da Comissão Organizadora, Elisabeth Chagas, os participantes abordarão propostas paras as fases Estadual e Nacional, e serão debatidos os eixos com base na Conferência Nacional que em 2015 aborda o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos – Pacto Republicano no SUAS, rumo a 2026”.

“Serão formados grupos e eleitos os delegados formados por representantes do Poder Público, Assistência Social e Sociedade Civil, ou seja, representantes das comunidades que participarão de todas as fases, defendendo os interesses de São Sebastião e fortalecendo os interesses do nível nacional”, disse.

Beth Chagas destacou a importância da participação popular nas discussões pertinentes à toda sociedade e o fortalecimento da Assistência Social no município como uma ferramenta fundamental não somente para os cidadãos em estado de vulnerabilidade social, mas para todos os cidadãos.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, comentou que apoia o desenvolvimento social e salientou que nos últimos anos a Setradh deu grandes passos fortalecendo as ações no setor, entre eles, a reforma e agora a construção de uma nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Topolândia, região central da cidade, e a instalação de uma nova sede na Enseada, na Costa Norte.

“Ainda trabalhamos na instalação de uma Central de Cadastro Único que passa por uma reformulação, contando agora com uma estrutura exclusiva, além da revitalização do CRAS de Boiçucanga e uma das mais importantes ações, a instalação do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, o (CREAS), órgão responsável por serviços especializados e continuados à famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, isto é, violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e outros”, esclareceu Roseli.

Programação das Pré-conferências

Costa Norte

Centro Comunitário do Jaraguá

Dia 13 de julho – 18h

Centro

Centro Comunitário da Topolândia

Dia 14 de julho – 18h

Costa Sul

Escola Walkir Vergani – Boiçucanga

Dia 15 de julho – 18h

lV Conferência Municipal

Faculdade UniBR | rua Agripino José do Nascimento, 177 | Vila Amélia

Serviço: Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844 na Setradh

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.