Caraguatatuba Cidades

Prefeitura corta cerca de metade das árvores da Avenida Brasília para obra de drenagem

Tamoios News

Os moradores da Avenida Brasília, via que dá acesso à rodoviária de Caraguatatuba, na região central da cidade, foram surpreendidos na última semana com o corte de árvores no trecho que passa uma galeria e que durante as chuvas costuma transbordar e causar alagamentos.

O taxista Paulo Lauand Filho, que trabalha como motorista há quatro anos, admira a beleza da avenida Brasília com suas árvores no canteiro central. “São poucas avenidas assim em Caraguatatuba!” Ele aguarda com esperança a finalização das obras. “Quando chove nem utilizo a avenida Brasília, pois sei que mesmo com chuva fraca tem pontos de alagamentos”, lembrou.

O eletrotécnico Alexandre Quintino, que mora na avenida há cerca de dois anos, a princípio acreditou que o corte das árvores era apenas para a instalação de uma ciclovia. “Utilizo a bicicleta frequentemente e temos que tomar muito cuidado, pois muitas vezes é necessário disputar espaço com os carros, pois existem muitos veículos estacionados nas laterais e por ser uma via alternativa o fluxo de automóveis é intenso, sem contar que a rua tem muitos buracos e os bloquetes atrapalham muito o desempenho e a segurança das bicicletas”, contou.

Prefeitura

De acordo com a prefeitura de Caraguatatuba o corte de árvores foi necessário devido as obras de drenagem na Avenida Brasília, e teve autorização e acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, informou que será realizado o alargamento do canal central para receber mais volume de água durante o período de chuvas e evitar alagamentos. Segundo ele, o projeto foi modificado para preservar pelo menos metade das árvores, que formam um corredor verde, que chama a atenção em quem trafega pela via. “O que foi possível fazer, nós fizemos. As árvores retiradas e que tinham condições já promovemos o replantio no próprio bairro”, afirmou o secretário.

O córrego terá um alargamento e vai passar de um metro e sessenta centímetros para quase quatro metros de largura. “Praticamente estamos triplicando o volume de água a ser escoado e pretendemos com isso aumentar a vazão, mas mantendo uma declividade uniforme, o que também irá facilitar o fluxo e a velocidade da água, além da instalação de novas bocas de lobo e a ligação dessas bocas de lobos com a galeria, tudo isso para evitar novas enchentes no local”, informa Borella.

Croqui enviado pela prefeitura de como o local ficará após a conclusão das obras

A prefeitura de Caraguatatuba informou que a instalação da drenagem compreende os bairros Poiares, Gaivotas, Tinga e Jardim Jaqueira e agora chegam à Avenida Brasília, que é considerado o ponto crítico, depois de passar pela Avenida Prudente de Moraes e Rua João Jacinto da Silva.

A obra terá 2,5 quilômetros de intervenção desde o rio da Paca até a rodoviária. Entre as intervenções previstas no local estão o alargamento do canal para aumento do fluxo de água, paisagismo, bocas de lobos e uma ciclovia que vai ligar os bairros.

A ciclovia será construída em cima da galeria nova que será instalada no local que foram retiradas as árvores. “A ciclovia será feita de acordo com o andamento das obras da galeria. Nós já temos metade da avenida pronta, que envolve avenida Brasília e Avenida Prudente de Moraes, que é a mesma avenida, mas que muda de nome. Na parte da Prudente de Moraes já temos um trecho de ciclovia em funcionamento”, explica Borella.

Segundo o secretário o valor da obra é por volta de 10 milhões de reais e está sendo realizada com orçamento municipal. “Agora, por conta da pandemia e baixa arrecadação municipal, estamos utilizando um financiamento com a Caixa Econômica Federal, porém, será pago com orçamento municipal”, relata.

A previsão é de que as obras de drenagem e revitalização da Avenida Brasília sejam concluídas no segundo semestre desse ano.