Caraguatatuba Cidades

Prefeitura instala tomógrafo na UPA-Centro para agilizar exames de covid-19

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba instalou um aparelho de tomografia, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, para atender, principalmente, pacientes com suspeita de Covid-19.

O equipamento foi instalado pela Organização João Marchesi, que gerencia as Unidades de Pronto Atendimento (Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim), Unidades Básicas de Saúde e SAMU, em Caraguatatuba.

“Teremos a capacidade de fazer até 1.500 exames por mês”, disse o diretor da Organização Social, Mário Cezar Souza.

A tomografia tem um papel importante na triagem do paciente e auxilia a equipe médica a direcionar os procedimentos que serão adotados durante o atendimento, porque o novo coronavírus ataca, principalmente, o sistema respiratório. As imagens específicas deste exame demonstram características de lesões pulmonares bastante específicas para essa doença (imagem de vidro fosco nos pulmões).

“Com esse exame, conseguimos antecipar o diagnóstico do paciente suspeito de Covid-19. Dá para constatar a lesão pulmonar em estágio inicial e começar o tratamento imediatamente. Também haverá mais conforto para o paciente que não precisará se deslocar e esperar pelo procedimento na Casa de Saúde Stella Maris, única até então a ter esse aparelho na cidade”, destacou Aguilar Junior.

O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher, ressaltou a importância do tomógrafo. “Médicos e pacientes ganharam muito com a chegada desse equipamento. A tomografia nos permite ver a lesão inicial e ter um diagnóstico mais preciso sobre a Covid-19 ou se o paciente tem outro problema. Também atender outros casos médicos que precisem desse exame”, afirmou.