Caraguatatuba Cidades

Prefeitura libera gratuidade para idosos no transporte público

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba autorizou novamente a gratuidade para idosos no transporte público na última segunda-feira (13), por meio do Decreto nº 1.287, de 09 de julho de 2020 (Edital 327 do Diário Oficial Eletrônico do Município).

A medida da suspensão da gratuidade para os ônibus da empresa Praiamar foi realizada pela Prefeitura seguindo uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) para proteger a população idosa do município, grupo de risco para a Covid-19 (doença provocada pela nova cepa do coronavírus).

Com a edição do novo decreto, o prefeito Aguilar Junior alterou o inciso XII, do artigo 2º, do Decreto Municipal nº 1.234, de 19 de março de 2020, que declarou situação de emergência em toda Caraguatatuba para prevenção e enfrentamento à Covid-19. Dessa forma, o dispositivo em questão passou a vigorar com a seguinte redação: “limitar o número de passageiros nos transportes públicos coletivos no percentual de 50% de sua capacidade, a partir de 23 de março de 2020, por tempo indeterminado”.

Com a pandemia, o Decreto 1.234/2020 havia limitado o número de passageiros nos transportes públicos coletivos no percentual de 50% de sua capacidade, restringindo-se a gratuidade de passagens para pessoas idosas, bem como 25% da frota de veículos no transporte coletivo municipal desde 23 de março, por tempo indeterminado, sendo este percentual já alterado.

Mas mesmo com a volta do ‘passe livre’ para idosos no transporte público, a população dessa faixa etária precisa evitar sair de casa sem necessidade e sem máscara.

O decreto 1.273/2020, que estabeleceu critérios e procedimentos para a retomada segura, gradativa e consciente das atividades econômicas na cidade, fixou um horário exclusivo de atendimento para atendimento do público idoso, das 9h às 11h no comércio varejista e das 12h às 14h nos shoppings centers que optarem pelo horário alternativo.

Diante desse cenário, os idosos devem adotar todas as medidas de prevenção já conhecidas, como distanciamento social, uso de máscaras, constante higienização das mãos, limpeza e desinfecção de alimentos e ambientes e, o mais importante, utilizar a Rede de Apoio (pedir ajuda de amigos, vizinhos, filhos para situações em que necessitar sair).

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fiscaliza a empresa durante este período para garantir que todas as exigências sejam atingidas para o combate ao novo coronavírus. Um dos pedidos foi para que a Praiamar aumentasse a circulação de veículos durante o horário de pico para a população que trabalha nos serviços essenciais.

Remanejamento de linhas

Nesta terça-feira (14), a Secretaria publicou novos horários de ônibus que foram remanejados para atender melhor os usuários. Foram feitos reforços nos horários de pico nas linhas das regiões norte e sul.

Confira a nova tabela no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

O telefone da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão para sugestões, elogios e reclamações relativas ao transporte público é o 0800 778 8080, diariamente das 8h às 18h.

O prédio fica na Rua Irmã São Francisco, 83, Caputera. O atendimento ao público presencial é da 10h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3886-6080.