Caraguatatuba Cidades

Prefeitura monitora manguezal do Rio Juqueriquerê para dar início às obras do enrocamento

Caraguatatuba possui, desde o mês de agosto, a licença ambiental da Cetesb para instalação das obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê. O documento permite que a Prefeitura inicie o empreendimento que objetiva, principalmente, evitar problemas de enchentes e alagamentos nos bairros ao longo do rio, além de melhorar a navegação do maior rio da cidade, estimular o esporte náutico e a drenagem do Rio Marinas, Morro do Algodão e Barranco Alto.

Como condicionante da licença ambiental de instalação e parte do subprograma de monitoramentos ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) iniciou nesta semanal o monitoramento no manguezal.

O monitoramento é extremamente necessário já que o local receberá um projeto de grande impacto, podendo ocorrer mudanças no sistema do manguezal. Desta forma, a equipe técnica da SMAAP visita o espaço periodicamente, criando metodologias para constatar se existirão mudanças com o início das obras.

O projeto do enrocamento

A principal ação do projeto é a construção de uma espécie de contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, com a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.

*Informações da Prefeitura de Caraguatatuba