Cidades São Sebastião

Professora busca patrocínio para lançar livro lúdico de português e Libras

Tamoios News

A professora Lidiane Correia Quinsan, de São Sebastião, busca apoio e patrocínio para publicar um livro lúdico de português e libras  sobre inclusão social.

Lidiane, de 41 anos, que é formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Libras (Língua Brasileira de Sinais) desenvolveu desde criança o gosto pela leitura.

Na área da educação há 15 anos, ela utiliza poemas e crônicas, de autoria própria, todos bilíngue, em suas aulas. Lidiane já tem cinco livros escritos e ilustrados, mas ainda não publicados, que ela usa em suas aulas.

“Uso um exemplar que imprimi e sigo batalhando para disponibilizar meus livros às crianças e apresentar a elas um material inclusivo e proporcionar uma inclusão efetiva e afetiva”, explica.

A professora reforça que o Brasil tem duas línguas oficiais: o português e a Libras, que é uma língua reconhecida pela Lei 10.436, de 2002.

“Há necessidade de conhecermos a língua materna do surdo, afinal são 14,7% de surdos no Brasil, segundo o senso de 2010. Quando ofertamos conhecimento através do material bilíngue, incluímos e acolhemos a pessoa surda em nosso meio. Conhecimento possibilita a comunicação, que culmina na inclusão efetiva”, reitera.

Ela conta que durante um longo período percebeu os erros de ortografia e gramáticos recorrentes, que persistiam e passavam de ano junto com os alunos.

“Com a reforma ortográfica em 2009, ficou ainda mais difícil! Então tive a ideia de escrever alguns livros, que ensinam de maneira lúdica as regras gramaticais da nossa língua. Os livros são todos em português e libras, o que torna o conteúdo acessível para surdos e ouvintes”, explica Lidiane.

A pedagoga procura uma editora ou alguma empresa que tenha interesse em patrocinar seus livros e espalhar cultura, empatia e inclusão, proporcionando igualdade às crianças.

“Não publiquei ainda porque os custos são altos, algo em torno de 40 reais cada exemplar e pretendo rodar 300 cópias inicialmente”, justifica.

Para patrocinar os livros que a pedagoga pretende publicar o contato pode ser feito pelo e-mail: lidianequinsan@gmail.com

Sobre a autora

Professora Lidiane foi homenageada pela Câmara de São Sebastião

Nascida no Guarujá, mas com mudança ainda pequena para Caraguatatuba, morou alguns anos no interior, retornou à Caraguatatuba e mora em São Sebastião há 20 anos. É casada e tem dois filhos, Lara e Júnior, de 17 e 18 anos.

Lidiane é professora de português e Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus de Caraguatatuba e leciona libras no Colégio Mestre, em São Sebastião.

Recentemente recebeu uma Moção de Aplausos, na Câmara Municipal de São Sebastião, devido ao trabalho na área da inclusão. Em 2019, participou do concurso de poesia Nhô Bento e seu poema “O Tempo” foi um dos ganhadores.