Cidades Ubatuba

Sabesp executa obra de melhoria para o saneamento da Enseada em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Divulgação Sabesp

A Sabesp iniciou nesta segunda-feira (15) uma obra para melhorar o saneamento básico na Enseada, em Ubatuba. Trata-se de prolongamento em 100 mts do emissário submarino — tubulação utilizada para lançamento de esgotos — que vai melhorar a saúde da população, qualidade de vida e balneabilidade das praias, com reflexos no desenvolvimento econômico de Ubatuba. A obra vai até sexta-feira (19).

Modalidade de tratamento de esgotos muito utilizada em países de Primeiro Mundo, o emissário existente na Enseada passará a contar com um trecho mais longo composto por difusores, o que trará melhoria na qualidade das águas.

“Após a coleta, o esgoto é encaminhado para estação de Pré-Condicionamento (EPC) onde passa por um gradeamento, seguido de peneiramento para remoção dos sólidos. Por último, pela cloração, para desinfecção. Depois, o esgoto já tratado, vai para o emissário para seguir o curso natural das águas através de difusores”, afirma o engenheiro da Sabesp, César Roberto Gomes.

A obra está sendo executada por funcionários da Sabesp do Litoral Norte, em parceria entre as gerências de Operação e de Manutenção, liderada pelos engenheiros César Roberto Gomes e Daniel de Mello Silva. Além disso, uma empresa especializada em mergulho profissional está atuando no processo.

“É um trabalho delicado e realizado em conjunto, com nossos funcionários especializados e com a mão de obra dos profissionais contratados. Todos muito bem equipados e preparados, garantido segurança e qualidade na realização do serviço”, concluiu o engenheiro.

Os trabalhos não atrapalham o tratamento, nem o caminho dos efluentes ao curso natural das águas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sabesp Litoral Norte