São Sebastião

Após fim de semana de fortes ventos, Defesa Civil atende oito ocorrências em São Sebastião

Tamoios News
Rafael César

Rafael César

Com a chegada da frente fria na região, moradores dos bairros de Maresias, Cambury e Enseada acionaram a Defesa Civil para a remoção de árvores que caíram ou que tinham risco de cair

Por Rafael César, de São Sebastião

As fortes chuvas e rajadas de ventos que chegaram, neste último final de semana, deixaram marcas e muitos trabalhos para a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de São Sebastião. Foram oito ocorrências na cidade durante este período e até agora os trabalhos continuam. Pois a Defesa Civil só pode atender as emergências primeiro e depois os outros casos considerados mais simples.

Segundo o Chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, os ventos no sábado chegaram a 115 km por hora e no domingo a 68 km. “A maioria das ocorrências foram quedas de árvores, mas também houve a queda de um galpão na Enseada sobre maquinários da Prefeitura. Graças a Deus nós não tivemos pessoas feridas em nenhum dos oito chamados”, relatou.

Os ventos fortes também impediram o funcionamento da Balsa de São Sebastião/Ilhabela durante cinco horas no sábado e a maioria das árvores caiu em vias publicas, segundo o Chefe da Defesa Civil.

A reportagem do Portal Tamoios News acompanhou a Defesa Civil na retirada de uma árvore caída na Rua Atlantis e que quase acertou uma residência, em Maresias (Costa Sul de São Sebastião). Além desta árvore, a Defesa Civil removeu mais duas que tinham risco de cair.

A moradora Ana Paula Ikawa que teve seu quintal invadido pela folhagem e galhos da árvore se assustou com o incidente. “Aconteceu no sábado à noite, quando eu estava chegando depois de um passeio, ainda bem que não estava em casa. Tomei um tremendo susto mesmo assim, porque faltaram apenas uns cinco metros para acertar minha residência”, disse.

A moradora foi a responsável por acionar a Defesa Civil e disse que não teve prejuízos com a queda da árvore, apesar do susto. Mas mencionou que onde os galhos caíram era um local do quintal que ela sempre fazia uma fogueira com os amigos durante a semana.

O ajudante de obra Germano Cruz dos Santos, 34, que passava pelo local, achou muito bom o trabalho da Defesa Civil. “Eles são verdadeiros heróis, não é um trabalho fácil. Estava vindo do Centro e sempre utilizo essa rua, para mim que sou homem é tranquilo passar, porém, para uma senhora e uma criança terem que atravessar sobre essa árvore não é”, completou.

Recomendação – O Chefe da Defesa Civil destaca para os moradores sempre ficarem atentos às árvores e barrancos próximos as residências, percebendo o risco acionar o setor para vistoria técnica e receber a permissão para a retirada da árvore, assim facilitaria o serviço da Defesa Civil e evitaria maiores danos.

Outra medida de segurança é telefonar para o número de emergência da Defesa Civil 199 ou 193 da Central do Corpo de bombeiros para receber mais informações sobre as condições do clima e perigos da tempestade.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.