Cidades São Sebastião

Campanha de alerta no ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) vai realizar este mês, em alusão a 18 de maio, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater’, rodas de conversas com os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para discutir o tema.

De acordo com a SEDES, o objetivo é alertar para as diversas formas de violência sexual, bem como informar os canais de denúncia.

A campanha de conscientização ‘Faça Bonito’ prossegue durante o mês de maio, com rodas de conversas, em órgãos públicos e entidades privadas, tais como, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Manoel Ferreira Matos – Branca de Neve, bairro Juquehy, creche de Boiçucança, projetos Garoçá e Cidadão Criança, vinculados a SEDES, Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaraguá, Instituto Verdescola e Associação de Moradores da Vila Sahy (AMOVILA).

 Sobre a data

O Dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei nº 9.970/2000.

Desde então, atores do Sistema de Garantia de Direitos organizam-se para realizar ações de mobilização contra a violência sexual de crianças e adolescentes em todo o país. O principal objetivo é convocar e alertar a sociedade brasileira sobre a prevenção de todas as formas de violência e a proteção social de crianças e de adolescentes.

A data faz referência ao caso de Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi vítima de espancamento, violência sexual e homicídio. O fato ocorreu há 44 anos, no município de Vitória (ES), e ainda não foi solucionado pela justiça.

Denúncias de abusos devem ser feitas pelos canais, Conselho Tutelar Centro, (12) 3892-4857, Conselho Tutelar Costa Sul (12) 3863-1431, Disque 100, ou em caso de emergência 190.

 Cronograma

16/05 – Associação AMOVILA / CRAS Boiçucanga – Comunidade Nossa Senhora de Fátima, 18h;

16/05 – Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Manoel Ferreira Matos – Branca de Neve, bairro Juquehy – professores durante HTPC, 18h;

16/05 – Creche Boiçucanga, 16h;

18/05 – Costa Norte / CRAS / Projeto Garoçá, 9h e 13h30;

18/05 – CRAS Topolândia / Projeto Viração / Cidadão Criança / Morro do Abrigo, 9h;

18/05 – CRAS Topolândia / Programa Renda Cidadã, 9h;

18/05 – Instituto Verdescola, 10h e 15h;

18/05 – NAAS Maresias / Famílias do Programa Criança Feliz, 14h;

20/05 – UBS Jaraguá / CRAS Costa Norte – Famílias Viva Leite, 9h30;

23/05 – Comunidade Nossa Senhora de Fátima / Vila Sahy, 19h;

30/05 – CRAS Costa Norte / Famílias Projeto Garoçá, 18h30;

Restante do mês – Acolhidos / CRAS Topolândia, período da manhã.

Fonte: Departamento de Comunicação / PMSS